Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
interpretar informação; associar a imagens
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação simples
Tipo de suportes:
Texto áudio; imagens
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
27,3%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão global de uma mensagem telefónica gravada, tendo como suporte um conjunto de imagens.

 

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:

  Aprendizagens Essenciais

. Competência comunicativa: Identificar o conteúdo global, palavras-chave e frases simples em instruções, mensagens, textos simples e curtos, de variados géneros e suportes (anúncios/avisos, mensagens telefónicas, entre outros. (AE, 10.º ano)

. Competência estratégica: Aceder ao sentido de mensagens orais, através de diversos

indícios contextuais e textuais. (AE, 11.º Ano)

 

Perfil dos Alunos

Áreas de competências: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta ao item é classificada de forma dicotómica. Só é atribuída pontuação às respostas totalmente corretas, sendo todas as outras classificadas com zero pontos.

 

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A. Ativação de vocabulário a partir de imagens.

 

  1. Associação das imagens que servem de suporte ao item a divisões da casa.
  2. Atribuição de um adjetivo a cada uma delas, resultando frases semelhantes às seguintes: “Die Küche ist modern.”; “Das Wohnzimmer ist gemütlich.”
  3. Exploração das imagens: identificar objetos visíveis nas imagens, escrevendo listas de vocabulário.
  4. Promoção do trabalho a pares ou em pequeno grupo na construção de mapas mentais (em papel ou em formato digital), associando peças de mobiliário às várias divisões da casa.

 

B. Ativação das preposições de lugar com dativo.

 

  1. Elicitação da descrição das imagens, respondendo à pergunta “Wo ist der/die/das…?”
  2. Revisão das preposições de lugar que requerem o uso do dativo.
  3. Audição do texto áudio e resolução do respetivo item.
  4. Justificação da chave do item, associando o que ouvem com o que veem nas imagens.

 

C. Aplicação contextualizada de vocabulário e das preposições de lugar que requerem o uso do dativo.

  1. Descrição de imagens. Os alunos consultam um mural digital (p. ex. Padlet) onde encontram algumas imagens de divisões da casa disponibilizadas pelo professor e descrevem uma delas oralmente (na opção de gravação de áudio na ferramenta), recorrendo à lista de vocabulário e às preposições de lugar anteriormente revistas. O seu texto deve incluir uma frase que não corresponde à imagem.
  2. Jogo “Descobre o Erro”. Para potenciar o envolvimento e a concentração dos alunos, estes vão tentar descobrir a informação errada que não corresponde à imagem descrita nos textos dos colegas, entretanto publicados no mural.
  3. Depois de todos os alunos terem encontrado os erros, cada grupo deverá identificar a frase no seu texto que não corresponde à imagem.

 

Nota: O mural digital pode ser substituído pelas paredes da própria sala de aula onde as imagens, e posteriormente os textos dos alunos, são afixados. Para descobrirem o erro, os alunos circulam pela sala, percorrendo as paredes onde se encontram as imagens e os respetivos textos.   

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.