Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Competência comunicativa (Compreensão escrita)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
interpretar e inferir; conetores      
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação múltipla
Tipo de suportes:
Textos escritos
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior)- inferir; relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
16,4%
        Grau de dificuldade:
 
Muito difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a compreensão do texto escrito, associando informação relevante a diversos interlocutores.

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:    

Aprendizagens Essenciais

. Competência comunicativa: Compreender, selecionar e associar informação relevante (AE 10.º e 11.º anos).

. Competência estratégica: Aceder ao sentido de enunciados escritos, através de diversos

indícios contextuais e textuais. (AE 11.º ano)

 

Perfil dos Alunos

Área de competência: Linguagens e textos

 

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta ao item é classificada deforma dicotómica. A pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

  

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Proposta de atividades promotoras do desenvolvimento das Competências Comunicativa e Estratégica, no âmbito do item em análise. 

 

Atividade 1

  1. Recorrer a uma ‘Roda da Sorte’ (p. ex. WheelDecide) para escrever o início de frases, incluindo um conector (p. ex. weil, dass, denn, und, als,…).
  2. Rodar a roda e solicitar aos alunos que, oralmente, completem a frase que sair.

 

Atividade 2

 

  1. Selecionar um texto subordinado a um dos temas em estudo (p. ex. uma entrevista com diversos interlocutores).
  2. Disponibilizar aos alunos um exercício de leitura com várias paráfrases do que é dito pelos diferentes intervenientes na entrevista e solicitar que associem essa informação aos respetivos interlocutores.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.