Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Competência comunicativa (produção escrita)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
artigo jornal; expressar preferências; exprimir opinião  
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Indicações para contextualização da situação
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior)- criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
81%
        Grau de dificuldade:
 
Muito fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem com objetivo avaliar a produção escrita, respeitando as convenções textuais: utilizar vocabulário frequente relacionado com o assunto/tema e frases curtas; mobilizar estruturas gramaticais adequadas, articulando as ideias com diferentes conectores de coordenação e subordinação.

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:    

Aprendizagens Essenciais

. Competência comunicativa: Escrever textos, em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, adaptando-as ao destinatário. (AE 10º e 11º anos)

. Competência estratégica: Utilizar a sua experiência pessoal, indícios contextuais e semelhanças lexicais e gramaticais para comunicar de forma simples, recorrendo aos conhecimentos prévios em língua materna e outras línguas, nas tarefas de interação e de produção escrita. (AE 10º e 11º anos)

 

Perfil dos Alunos

Áreas de competências:

Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

Pensamento crítico e criativo

As competências associadas ao Pensamento crítico requerem observar, identificar, analisar e dar sentido à informação, às experiências e às ideias e argumentar a partir de diferentes premissas e variáveis.

As competências associadas ao Pensamento crítico requerem observar, identificar, analisar e dar sentido à informação, às experiências e às ideias e argumentar a partir de diferentes premissas e variáveis.

As competências associadas ao Pensamento criativo envolvem gerar e aplicar novas ideias em contextos específicos, abordando as situações a partir de diferentes perspetivas, identificando soluções alternativas e estabelecendo novos cenários.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Proposta de atividades promotoras do desenvolvimento das Competências Linguística, Discursiva e Funcional no âmbito do item em análise.

A. Prática das convenções linguísticas a nível da escrita (pontuação e letras maiúsculas / minúsculas).

 

  1. Apresentar uma Filmkritik de um filme alemão (simplificada), sem pontuação nem diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas.
  2. Os alunos devem corrigi-la e reescrever o texto corretamente.
  3. Facultar aos alunos o texto original para que possam confrontar com a sua versão e fazer eventuais retificações.
  4. Refletir sobre regras de pontuação e ortografia da língua alemão.

 

B. Sistematização de vocabulário

  1. Em pares, os alunos releem o texto e fazem o levantamento de vocabulário relacionado com o tema. (Ex. Schauspieler, Geschichte, Regisseur , Hauptfiguren; stattfinden,  erzählen von; Komödie; Krimi;  spannend , lustig, traurig, dramatisch ).
  2. Brainstorming: Em grupos acrescentam outras palavras à lista, dividindo-a em categorias (Nomen, Verben , Adjektive)

 

C. Consolidação/ Sistematização de mecanismos de coesão textual (conectores)

  1. Identificar conjunções existentes no texto como exemplo a seguir na atividade de escrita. (p. ex. dass, ob ,als, trotzdem, weil, wenn).
  2. Refletir sobre a utilização das referidas conjunções, assim como das suas implicações ao nível da construção frásica.
  3. Apresentar um exercício com conjunções. (p. ex. “Verbinde die Sätze mit einem Wort aus der Liste”).
  4. Aplicar conectores, através um exercício parcialmente guiado, no qual os alunos terminam frases sobre o tema “Filme/ Serien”, com recurso a diferentes tipos de conjunções e a vocabulário específico, como p. ex. Ich finde, dass ….. ;  ….. ist meine Lieblingsscahauspielerin , weil…..  

 

D. Consolidação /Sistematização de intenções comunicativas / expoentes linguísticos

  1. Disponibilizar aos alunos uma atividade (por ex. um item de associação) relacionada com as intenções comunicativas previstas: relatar acontecimentos /descrever pessoas e lugares, exprimir opinião /gosto, justificar opinião.
  2. Sistematizar as intenções comunicativas e respetivos expoentes linguísticos numa tabela.(p. ex. Meinung ausdrücken; Eine Meinung begründen; Personen / Orte beschreiben; Vorlieben ausdrücken)
  3. Prática da oralidade (trabalho de pares): responder oralmente a breves questões disponibilizadas em Flashcards, utilizando os expoentes linguísticos: P. ex. Wie findest du Talent Shows / Krimis? Warum?/ Was  ist dein  Lieblingskino?  Wie ist es? Wer ist dein Lieblings Schauspieler/in ? Warum?

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.