Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Competência comunicativa (produção escrita)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
artigo jornal; expressar preferências; exprimir opinião  
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Indicações para contextualização da situação
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior)- criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
81%
        Grau de dificuldade:
 
Muito fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem com objetivo avaliar a produção escrita, respeitando as convenções textuais: utilizar vocabulário frequente relacionado com o assunto/tema e frases curtas; mobilizar estruturas gramaticais adequadas, articulando as ideias com diferentes conectores de coordenação e subordinação.

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:    

Aprendizagens Essenciais

. Competência comunicativa: Escrever textos, em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, adaptando-as ao destinatário. (AE 10º e 11º anos)

. Competência estratégica: Utilizar a sua experiência pessoal, indícios contextuais e semelhanças lexicais e gramaticais para comunicar de forma simples, recorrendo aos conhecimentos prévios em língua materna e outras línguas, nas tarefas de interação e de produção escrita. (AE 10º e 11º anos)

 

Perfil dos Alunos

Áreas de competências:

Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

Pensamento crítico e criativo

As competências associadas ao Pensamento crítico requerem observar, identificar, analisar e dar sentido à informação, às experiências e às ideias e argumentar a partir de diferentes premissas e variáveis.

As competências associadas ao Pensamento crítico requerem observar, identificar, analisar e dar sentido à informação, às experiências e às ideias e argumentar a partir de diferentes premissas e variáveis.

As competências associadas ao Pensamento criativo envolvem gerar e aplicar novas ideias em contextos específicos, abordando as situações a partir de diferentes perspetivas, identificando soluções alternativas e estabelecendo novos cenários.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):