Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Competência comunicativa (Compreensão escrita)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

compreender informação específica; selecionar

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) - Interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a compreensão de informação específica, mobilizando a capacidade de seleção de informação explícita.

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor.

 

Aprendizagens Essenciais

Competência comunicativa: Compreender, identificar e selecionar a informação relevante.

(AE 10º e 11º anos)

 

Competência estratégica: Aceder ao sentido de enunciados escritos, através de diversos indícios contextuais e textuais. (AE 11º ano)

 

Perfil dos Alunos

Áreas de competências: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

A resposta ao item é classificada por níveis de desempenho. A cada nível corresponde uma dada pontuação, de acordo com os critérios específicos.

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Atividade 1_Compreensão de informação global de um texto (skimming)

 

. Dividir os alunos em pequenos grupos de trabalho. Disponibilizar um texto com parágrafos claramente identificados, assim como frases que resumam a ideia principal de cada um dos parágrafos.

(Caso pretenda acrescentar mais algum grau de dificuldade à tarefa, poderá disponibilizar duas frases a mais que não correspondam a nenhum dos parágrafos.)

. Os alunos devem ler o texto em conjunto e fazer corresponder as frases aos respetivos parágrafos.

. Sugere-se a correção deste exercício com a leitura do texto e respetivos ‘subtítulos’ em voz alta.

 

Atividade 2_Compreensão de informação específica de um texto (scanning)

 

. Dividir os alunos em pequenos grupos de trabalho. Disponibilizar textos diferentes a cada um dos grupos - numa folha A3, em letra grande - e solicitar a sua leitura atenta.

. Os alunos deverão ler o texto e selecionar palavras que irão tapar com pequenas tiras de Post-its.

. As palavras tapadas deverão ser registadas numa caixa, abaixo do texto.

. Terminada esta primeira parte da tarefa, cada grupo muda de mesa, sentando-se no lugar de outros colegas. (Podem manter-se no seu grupo ou sentarem-se aleatoriamente).

. Perante o novo texto e as palavras disponibilizadas, os alunos devem adivinhar que palavras utilizar em cada um dos espaços selecionados no texto.

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.