Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Competência comunicativa (Compreensão do Oral)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

compreensão global; inferir sentido

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto áudio
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (Superior) - Inferir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão global de três poemas curtos e simples.

 

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:

 

  Aprendizagens Essenciais

. Competência comunicativa: Compreender o conteúdo global e identificar informação relevante em mensagens/documentos curtos, de géneros e suportes diversos. (AE, 11.º Ano)

. Competência estratégica: Aceder ao sentido de mensagens orais, através de diversos indícios contextuais e textuais (AE, 11.º ano).

 

Perfil dos Alunos

Áreas de competências: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 A resposta ao item é classificada de forma dicotómica. Só é atribuída pontuação às respostas totalmente corretas, sendo todas as outras classificadas com zero pontos.

3.1 ..............………………………………………………………………………………………………….. 8 pontos

       Chave: (B)

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  •   Ativação de vocabulário

 

  1. Dinamização de um brainstorming a partir de um título escrito no quadro (p. ex. „Mein Leben – meine Welt“). Poderão surgir palavras como “Freunden”; “Freizeit”; “Schule”; “Familie”; “Sport”, etc.
  2. Cada aluno escolhe 2 palavras das que foram registadas no quadro e escreve uma lista de 5 palavras que associa a cada uma delas. (P. ex.: Familie: Eltern; Haus; Hund; Liebe; zusammen.)

  

  • Introdução de vocabulário (sentimentos)

 

  1. Com base nas palavras anteriormente registadas no quadro, é colocada a seguinte questão aos alunos: „Was für Gefühle assoziiert man mitSchule/Freunden/Familie/Prüfung/Sport e feito o registo do vocabulário relativo a sentimentos. (P. ex.: „Ruhe“; „Glück“; „Angst“.)
  2. Os alunos acrescentam às suas listas de 5 palavras os sentimentos, que lhes associam. (P. ex.: Familie: Eltern; Haus; Hund; Liebe; zusammen + )

  

  • Aplicação / Consolidação de conhecimentos

 

  1. Audição do texto áudio relativo ao item em apreço. Os alunos identificam sentimentos que associam a cada um dos poemas.
  2. Construção de poemas simples, partindo das listas de palavras previamente escritas, seguindo a metodologia dos poemas curtos “Elfchen”. (Informações sobre “Elfchen” em: https://www.goethe.de/resources/files/pdf313/gruppe-2-ab_elfchen-11.pdf)
  3. Leitura dos poemas a pares para eventuais correções e melhoramentos, seguida de leitura em voz alta para toda a turma, com possibilidade de partilha e votação num mural digital ou nas paredes da sala de aula/escola. Os alunos poderão associar sentimentos aos poemas dos colegas, em forma de comentário no mural digital ou com um post-it, no caso de utilização das paredes da sala.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.