Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Competência Comunicativa (Interação escrita)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

responder a mensagens; aceitar um convite; sugerir atividades

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto escrito (mensagens de telemóvel)
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
 

O item tem com objetivo avaliar a capacidade de interagir por escrito, cumprindo as intenções comunicativas previstas.

 

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:

 

Aprendizagens Essenciais

 

Competência Comunicativa: Interagir de forma simples em situações do quotidiano, meio envolvente e atualidade, respeitando as convenções textuais e sociolinguísticas, adequando-as ao destinatário.

Competência Estratégica: Aceder ao sentido de mensagens orais e escritas, através de diversos indícios contextuais e textuais, alargar os recursos verbais e não-verbais e mobilizar suportes convencionais e digitais nas tarefas de interação e de produção oral e escrita.

 

Perfil dos Alunos

Áreas de competências: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta ao item é classificada por níveis de desempenho. A cada nível corresponde uma dada pontuação, de acordo com os critérios específicos.

As respostas que não correspondam ao solicitado, independentemente da qualidade do texto produzido, são classificadas com zero pontos.

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

  • Ativação de conhecimentos prévios

 

  1. Brainstorming

. O professor solicita aos alunos que nomeiem exemplos de situações comuns em que enviem mensagens de SMS a um(a) amigo(a) e regista a informação no quadro. (p. ex. para combinar um encontro/atividade; pedir desculpa; desejar as melhoras).(escrever os exemplos em Alemão)

. Elicitar exemplos de expoentes linguísticos para as diferentes funções da linguagem identificadas (p. ex. Kannst du morgen ins Kino gehen?)

 

  • Aplicação de conhecimentos

 

      Atividade 1 (Prática guiada)

  1. O professor apresenta como exemplo de mensagem um item de interação escrita de um exame nacional de anos transatos para servir de modelo aos alunos.
  2. Os alunos respondem à mensagem e comparam, entre si, as respostas que sugeriram.

 

     Atividade 2 (Prática independente)

  1. É disponibilizado, a cada par de alunos, um cartão com uma mensagem, à qual devem responder por escrito (trabalho de pares).

    2. Os alunos apresentam oralmente as suas mensagens de interação escrita, fazendo um pequeno role play.

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.