Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Biologia e Geologia
 
Domínio/Tema:

Crescimento, renovação e diferenciação celular

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (702) | 1.ª fase de 2022
Palavras-chave:
síntese proteica; transcrição; tradução; mutação; código genético
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto informativo (suporte do grupo III), apresentação de uma situação de alteração genética / mutação e diagrama com código genético.
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) - analisar; aplicar conceitos a contextos complexos; identificar questões de investigação; resolver problemas

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
24%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

  • Prever as consequências de uma mutação no gene EXP2 na capacidade infeciosa do

Aprendizagens Essenciais:

  • Explicar processos de replicação, transcrição e tradução e realizar trabalhos práticos que envolvam leitura do código genético.
  • Relacionar a expressão da informação genética com as características das proteínas e o metabolismo das células.

 

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Saber científico, técnico e tecnológico
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Grupo III, 4

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realização de atividades teórico-práticas que envolvam a leitura do código genético.

Por exemplo, analisar situações em que tenham ocorrido mutações nos genes e prever as consequências dessas mutações nas proteínas sintetizadas, nos contextos apresentados.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.