Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Biologia e Geologia
 
Domínio/Tema:

Geologia e Métodos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (702) | 1.ª fase de 2022
Palavras-chave:
pangeia; história geológica
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Grupo I

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha Múltipla
Tipo de suportes:
Texto e figura
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (Médio) – aplicar conceitos a contextos simples; identificar relações de causa /efeito; organizar e interpretar dados.

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
64%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

  • Identificar acontecimentos relacionados com o supercontinente Pangeia.

Aprendizagens Essenciais:

  • Interpretar evidências de mobilismo geológico com base na teoria da tectónica de placas (placa litosférica, limites divergentes, convergentes e transformantes/conservativos, rift e zona de subdução, dorsais e fossas oceânicas).

 

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

  • Saber científico, técnico e tecnológico
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Grupo I, 1

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Exploração de situações de evolução geológica (a partir de textos, imagens, locais, …), promovendo atividades que impliquem identificar elementos/fenómenos/etapas relevantes, bem como a capacidade de síntese e de organização da informação.

Por exemplo, a partir de um ou de vários textos onde se descreve a evolução geológica de uma região, solicitar ao aluno que sublinhe as etapas que considera fundamentais para descrever/caracterizar essa evolução, sintetizando cada uma das etapas numa frase curta.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.