Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Biologia e Geologia
 
Domínio/Tema:

Geologia e métodos / Magmatismo e rochas magmáticas

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (702) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:
subsistemas terrestres; rochas magmáticas; fluxo térmico
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

GRUPO III, 1.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Cloze
Tipo de suportes:
Texto de suporte e Figuras
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (Médio) – compreensão do conhecimento; aplicar conceitos a contextos simples; identificar relações de causa /efeito; organizar e interpretar dados

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
55%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

  • Aplicar conceitos no contexto da evolução geológica da Islândia.

Aprendizagens Essenciais:

  • Interpretar evidências de mobilismo geológico com base na teoria da Tectónica de Placas (placa litosférica, limites divergentes, convergentes e transformantes/conservativos, rifte e zona de subducção, dorsais e fossas oceânicas).
  • Classificar rochas magmáticas com base na composição química (teor de sílica), composição mineralógica (félsicos e máficos) e ambientes de consolidação.
  • Discutir potencialidades e limitações dos métodos diretos e indiretos, geomagnetismo e geotermia (grau e gradiente geotérmicos e fluxo térmico) no estudo da estrutura interna da Terra.

 Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

  • Saber científico, técnico e tecnológico
  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Linguagens e textos
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):
  1. ......................................................................................................................... 8 pontos

         Versão 1 – a) 1; b) 3; c) 2; d) 3

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Análise e interpretação de situações de interação entre subsistemas.

Análise de cartas geológicas, de cortes geológicos e/ou de colunas estratigráficas visando a reconstituição da história geológica de diferentes regiões.

Realização de atividades no campo em que os alunos possam observar aspetos geológicos, como diferentes tipos de  rochas, existência de fósseis, características texturais e mineralógicas das rochas, deformação das rochas (falhas, dobras), que lhes permitam deduzir os paleoambientes e reconstituir  a história geológica da região.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.