Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Biologia e Geologia
 
Domínio/Tema:

Geologia e métodos - Metamorfismo e rochas metamórficas; Sedimentação e rochas sedimentares; 

Geologia e métodos; Dimensão prático-experimental

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (702) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:
gnaisse; composição mineralógica do gnaisse; ciclo das rochas; sedimentogénese
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

II.3.

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta Restrita
Tipo de suportes:
Texto suporte do grupo II, apresentação de uma situação experimental de análise mineralógica e granulométrica de amostras de sedimentos recolhidos numa praia
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 13 (superior) - análise e utilização do conhecimento; aplicar conceitos a contextos complexos; identificar questões de investigação; resolver problemas

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
29%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

  • Justificar, em que medida os resultados do estudo dos sedimentos mostram a existência de um afloramento de gnaisse nas proximidades.

 

Aprendizagens Essenciais:

  • Interpretar estudos experimentais com dispositivos de controlo e variáveis controladas, dependentes e independentes. (Aprendizagens Essenciais Transversais)
  • Realizar atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas.
  • Caracterizar ardósia, micaxisto, gnaisse, mármore, quartzito e corneana (textura, composição mineralógica e química).
  • Identificar laboratorialmente rochas sedimentares em amostras de mão e/ou no campo em formações geológicas.
  • Explicar o ciclo litológico com base nos processos de génese e características dos vários tipos de rochas, selecionando exemplos que possam ser observados em amostras de mão no laboratório e/ou no campo.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Saber científico, técnico e tecnológico
  • Linguagens e textos
  • Informação e comunicação
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realização de atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas.

Análise e interpretação de trabalhos laboratoriais de caráter investigativo.

Por exemplo, promover saídas de campo onde o aluno percecione situações relacionadas com o ciclo das rochas, nomeadamente, a meteorização e a erosão de afloramentos rochosos, e o transporte e deposição dos sedimentos. Questionar os alunos, durante a saída de campo, acerca das condições físicas que atuaram na formação de cada ambiente geológico visitado, levando-os a problematizar/formular hipóteses.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.