Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Biologia e Geologia
 
Domínio/Tema:

Geologia e métodos / Sedimentação e rochas sedimentares / Transformação e utilização de energia pelos seres vivos / Sistemática dos seres vivos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (702) | 1.ª fase de 2021
Palavras-chave:
ciclo das rochas; rochas sedimentares carbonatadas; trocas gasosas; papel dos seres vivos nos ecossistemas (sistema de classificação de Whittaker modificado)
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – reconhecer; identificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
75%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

  • Compreender as condições de formação e de exposição das pegadas de dinossaúrio preservadas na praia da Parede e reconhecer as características morfofisiológicas destes animais e o papel por si desempenhado nos ecossistemas.

Aprendizagens Essenciais:

  • Explicar o ciclo litológico com base nos processos de génese e características dos vários tipos de rochas, selecionando exemplos que possam ser observados em amostras de mão no laboratório e/ou no campo.
  • Explicar características litológicas e texturais de rochas sedimentares com base nas suas condições de génese.
  • Relacionar a diversidade de estruturas respiratórias (tegumento, traqueias, brânquias, pulmões) dos animais (inseto, anelídeo, peixe, anfíbio, ave, mamífero) com o seu grau de complexidade e adaptação às condições do meio em que vivem.
  • Caracterizar o sistema de classificação de Whittaker modificado, reconhecendo que existem sistemas mais recentes, nomeadamente o que prevê a delimitação de domínios (Eukaria, Archaebacteria, Eubacteria)

 Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

  • Saber científico, técnico e tecnológico
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível corresponde ao grau de qualidade do desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Análise e interpretação/Exploração de situações de interação entre sistemas geológicos e sistemas biológicos.

Por exemplo, através do desenvolvimento de trabalhos de projeto exploratórios da região envolvente da escola, em que seja promovida a integração das várias áreas do conhecimento.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.