Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Biologia e Geologia
 
Domínio/Tema:

Geologia e métodos / Biodiversidade

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (702) - 1.ª fase de 2021
Palavras chave:
dinâmica litoral; ecossistemas
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item 16
Explique de que modo uma alteração hidrodinamismo, numa praia arenosa, pode contribuir para a instalação de uma comunidade que integre seres vivos como as lapas e a alga A. armata, referidos no texto 2.

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – analisar; problematizar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
12%
        Grau de dificuldade:
 
Muito difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

  • Explicar as consequências do aumento do hidrodinamismo, para a erosão e a dinâmica dos ecossistemas costeiros.

Aprendizagens Essenciais:

  • Interpretar situações identificando exemplos de interações entre os subsistemas terrestres (atmosfera, biosfera, geosfera e hidrosfera).
  • Explicar o ciclo litológico com base nos processos de génese e características dos vários tipos de rochas, selecionando exemplos que possam ser observados em amostras de mão no laboratório e/ou no campo.
  • Relacionar a diversidade biológica com intervenções antrópicas que podem interferir na dinâmica dos ecossistemas (interações bióticas/ abióticas, extinção e conservação de espécies).

 Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Saber científico, técnico e tecnológico
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realização de atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades prática.

Por exemplo, promover saídas de campo onde o aluno percecione situações relacionadas com a interação entre sistemas geológicos e sistemas biológicos e a partir das quais possa problematizar/ formular hipóteses, integrando conhecimento de diferentes áreas do saber.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.