Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Biologia e Geologia
 
Domínio/Tema:

Distribuição de matéria / Transformação e utilização de energia pelos seres vivos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (702) - 1.ª fase de 2021
Palavras chave:
transpiração nas plantas; estomas
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item 11
Explique, tendo em conta o objetivo do estudo, os resultados obtidos nas provetas onde se colocaram folhas de uma planta Dicotiledónea.

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Descrição da atividade experimental e apresentação dos resultados experimentais.
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – analisar; problematizar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
36%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

  • Interpretar resultados experimentais inferindo sobre a distribuição de estomas na folha de uma Dicotiledónea.

Aprendizagens Essenciais:

  • Interpretar estudos experimentais com dispositivos de controlo e variáveis controladas, dependentes e independentes. (Aprendizagens Essenciais Transversais)
  • Interpretar dados experimentais sobre mecanismos de transporte em xilema e floema.
  • Interpretar dados experimentais sobre mecanismos de abertura e fecho de estomas e de regulação de trocas gasosas com o meio externo.

 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Saber científico, técnico e tecnológico
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realização de trabalho laboratorial de caráter investigativo.

Análise e interpretação de experiências.

Por exemplo, criar situações de sala de aula em que o aluno participe no planeamento e execução de procedimentos laboratoriais, de caráter experimental, de modo a que melhor compreenda as metodologias de investigação dos cientistas, colocando problemas baseados em dados, controlando variáveis, formulando hipóteses explicativas e concluindo a partir dos resultados experimentais.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.