Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Biologia e Geologia
 
Domínio/Tema:

Geologia e métodos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (702) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

evolução geológica de uma região, alterações do nível do mar, plataforma carbonatada, rochas carbonatadas, ciclo das rochas, sedimentação. erosão. 

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

GRUPO I- item 2- versão 1

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Ordenação
Tipo de suportes:

Grupo I : Texto 1 e Figura 1

Nível de complexidade cognitiva:

 

Nível 3 (Superior) – Análise e utilização do conhecimento

                            (Aplicar conceitos a contextos complexos. Identificar questões de investigação. Resolver Problemas)

 

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item

  • Ordenar a sequência de acontecimentos que ocorreram na região de Lisboa.

Aprendizagens Essenciais:

  • Explicar o ciclo litológico com base nos processos de génese e características dos vários tipos de rochas, selecionando exemplos que possam ser observados em amostras de mão no laboratório e/ou no campo.
  • Utilizar princípios de raciocínio geológico (atualismo, catastrofismo e uniformitarismo) na interpretação de evidências de factos da história da Terra (sequências estratigráficas, fósseis, tipos de rochas e formas de relevo).

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Saber científico, técnico e tecnológico
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Exploração de situações de evolução geológica (a partir de textos, imagens, locais, …), promovendo atividades que impliquem identificar elementos/fenómenos /etapas relevantes, bem como a capacidade de síntese e de organização da informação.

Utilização de cartas geológicas como recurso didático, promovendo competências de interpretação da informação presente nas legendas articulada com a distribuição espacial dos afloramentos.

Realização de saídas de campo para conhecimento da realidade geológica de uma determinada área, a partir da respetiva carta geológica e das observações realizadas in situ.

 Por exemplo, a partir de um ou vários textos onde se descreve a evolução geológica de uma região (contextos nacionais ou internacionais), solicitar ao aluno que sublinhe as etapas que considera fundamentais para descrever/caracterizar essa evolução, sintetizando cada uma das etapas numa frase curta para reconstruir a sequência adequada dos acontecimentos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.