Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Biologia e Geologia
 
Domínio/Tema:

Geologia e métodos

Distribuição da matéria

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (702) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

 fotossíntese, alterações climáticas, acidificação da água do mar, estudo experimental, análise de resultados experimentais.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

GRUPO I- item 20- versão 1

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:

Texto 3 e Gráfico I do Grupo I 

Nível de complexidade cognitiva:

 

Nível 3 (Superior) – Análise e utilização do conhecimento

                            (Aplicar conceitos a contextos complexos. Identificar questões de investigação. Resolver Problemas)

 

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item

  • Apresentar a conclusão do estudo que permitiu avaliar os efeitos da acidificação da água do mar no crescimento das algas calcárias.

 Aprendizagens Essenciais

  • Interpretar estudos experimentais com dispositivos de controlo e variáveis controladas, dependentes e independentes. (AT)
  • Interpretar dados experimentais sobre fotossíntese (espetro de absorção dos pigmentos, balanço dos produtos das fases química e fotoquímica), mobilizando conhecimentos de Química (energia dos eletrões nos átomos, processos exoenergéticos e endoenergéticos).
  • Interpretar situações identificando exemplos de interações entre os subsistemas terrestres (atmosfera, biosfera, geosfera e hidrosfera).

 Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Saber científico, técnico e tecnológico
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Promoção da literacia científica a partir da leitura e interpretação de artigos científicos no âmbito da Biologia e da Geologia.  Familiarização dos alunos com a linguagem específica da cultura científica.

Desenvolvimento de trabalhos experimentais que sigam as etapas duma investigação científica, seja recorrendo a material de laboratório ou a laboratórios virtuais.

Promoção de atividades de exposição oral, ou de construção de um póster científico, a partir de um trabalho de investigação que se analisou ou que se realizou em sala de aula.

Promoção de trabalho colaborativo.

Divulgação de recursos (vídeos, apresentações, tutoriais, etc) com orientações relativas à comunicação em ciência.

Por exemplo, a partir da leitura de um artigo científico,  elaborar um resumo (textual ou gráfico) e fazer a apresentação oral do estudo com identificação dos aspetos:

  • Problema
  • Conhecimento atual sobre o assunto
  • Objetivo
  • Hipótese/Hipótese Experimental
  • Material e Métodos
  • Resultados
  • Análise dos resultados
  • Conclusões


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.