Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Biologia e Geologia
 
Domínio/Tema:

Obtenção de matéria

 Dimensão prático-experimental

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Biologia e Geologia (702) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

 fotossíntese, luz, pigmentos fotossintéticos, método científico, validade e fiabilidade.

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

GRUPO II- item 1- versão 1

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla seletiva
Tipo de suportes:

Procedimento experimental apresentado no texto de suporte do Grupo II e resultados experimentais apresentados na Figura 4.

Nível de complexidade cognitiva:

 

Nível 2 (Médio) – Compreensão do conhecimento

(Aplicar conceitos a contextos simples. Identificar relações de causa /efeito.

Organizar e interpretar dados)

             

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item

  • Compreende a finalidade dos procedimentos adotados numa experiência.

Aprendizagens Essenciais

  • Interpretar estudos experimentais com dispositivos de controlo e variáveis controladas, dependentes e independentes. (AT)
  • Interpretar dados experimentais sobre fotossíntese (espetro de absorção dos pigmentos, balanço dos produtos das fases química e fotoquímica), mobilizando conhecimentos de Química (energia dos eletrões nos átomos, processos exoenergéticos e endoenergéticos).

 

 Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

  • Raciocínio e resolução de problemas
  • Saber científico, técnico e tecnológico

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Realização de trabalho laboratorial de carácter investigativo.  Ou, utilização de simuladores virtuais, com os mesmos objetivos.

Análise e interpretação de experiências.

Por exemplo, criar situações de sala de aula em que o aluno participe no planeamento e execução de procedimentos laboratoriais, de carácter experimental, de modo a que melhor compreenda as metodologias de investigação dos cientistas, colocando problemas baseados em dados, controlando variáveis, formulando hipóteses explicativas e concluindo a partir dos resultados experimentais.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.