Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Desenho A
 
Domínio/Tema:

Apropriação e Reflexão, Experimentação e Criação

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Desenho A (706) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

grafite, modelo tridimensional, representação à mão livre

 
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

LINK PARA MODELO https://iave.pt/wp-content/uploads/2023/06/EX-DesA706-F1-2023_net.pdf

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção 
Formato:
 Expressão gráfica
Tipo de suportes:
 Modelo tridimensional
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - Pensamento Estratégico (exploração dos meios atuantes, relação espacial, construção de formas, composição e práticas de ocupação de página)
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
61%
        Grau de dificuldade:
 
 Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

APROPRIAÇÃO E REFLEXÃO – Conhecedor/sabedor/culto/informado/criativo – (A, B, C, D, I)

Conhecer diversas formas de registo.

Estabelecer relações entre os diferentes elementos da comunicação visual.

INTERPRETAÇÃO E COMUNICAÇÃO – Crítico/analítico – (A, B, C, D)

Interpretar a informação visual e construir novas imagens a partir do que vê.

Adequar as formulações expressivas à sua intencionalidade comunicativa.

Selecionar os materiais em função das suas características, adequando-os às ideias a desenvolver.

Manifestar sentido estético, articulando processos diversos de análise, síntese.

EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO – Indagador/investigador/sistematizador/organizador/comunicador – (A, B, C, D, H, I)

Utilizar diferentes modos de registo.

Utilizar e explorar as características específicas e possibilidades técnicas e expressivas de diferentes materiais.

Produzir registos gráficos de acordo com diferentes variáveis.

Realizar estudos de formas naturais e/ou artificiais, mobilizando os elementos estruturais da linguagem plástica e suas inter-relações.

Aplicar processos de síntese e de transformação/ composição.

Dominar e utilizar os efeitos da cor, manipulando-a de acordo com o aspeto gráfico/plástico pretendido.

Utilizar o desenho de forma autónoma e intencional, nas suas diferentes vertentes, para comunicar.

Selecionar, de forma autónoma e intencional, diferentes modos de registo, técnicas e materiais.

Dominar as relações entre os elementos da linguagem plástica.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Conhecer e explorar intencionalmente os elementos estruturais da linguagem plástica e visual.

Criar unidades de trabalho que valorizem a exploração prática da grafite.

Utilizar diferentes modos de registo: traço, mancha e mista.

Interpretar a informação visual e construir imagens a partir do que vê.

Realizar estudos de formas naturais e artificiais mobilizando os elementos estruturais da linguagem plástica e suas inter-relações (forma, cor, valor, espaço e volume, plano, textura, escala, ritmo, equilíbrio e estrutura, entre outros).

Criar hábitos de registo da observação de objetos e espaços, de uma forma sistemática.

Criar hábitos de questionamento e a reflexão crítica sobre o desenho como forma de pensar e de comunicar.

Criar hábitos de autoavaliação dos trabalhos, sustentada pelos conhecimentos adquiridos na disciplina de Desenho, utilizando vocabulário específico da linguagem visual.

Compreender e justificar a intencionalidade das composições gráficas, referindo o modo de organização dos elementos no campo visual.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.