Ano de escolaridade:
12.º ano
Disciplina/área curricular:
Desenho A
 
Domínio/Tema:

Apropriação e Reflexão, Comunicação, Experimentação e Criação

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Desenho A (706) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

ilustração, expressão facial, técnica mista, vocabulário específico 

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção 
Formato:
 Expressão gráfica e expressão escrita
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – Extrapolação (Síntese, invenção, construção de formas e adequação)

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

APROPRIAÇÃO E REFLEXÃO – Conhecedor/sabedor/culto/informado/criativo – (A, B, C, D, I)

Conhecer diversas formas de registo.

 

INTERPRETAÇÃO E COMUNICAÇÃO – Crítico/analítico – (A, B, C, D)

Adequar as formulações expressivas à sua intencionalidade comunicativa;

Selecionar os materiais em função das suas características, adequando-os às ideias a desenvolver;

Manifestar sentido estético, articulando processos diversos de análise, síntese ;

 

EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO – Indagador/investigador/sistematizador/organizador/comunicador – (A, B, C, D, H, I)

Utilizar diferentes modos de registo;

Utilizar e explorar as características específicas e possibilidades técnicas e expressivas de diferentes materiais;

Realizar, à mão livre, exercícios de representação empírica do espaço que se enquadrem nos sistemas de representação convencionais;

Aplicar processos de síntese e de transformação/ composição;

Dominar e utilizar os efeitos da cor, manipulando-a de acordo com o aspeto gráfico/plástico pretendido;

Utilizar o desenho de forma autónoma e intencional, nas suas diferentes vertentes, para comunicar;

Selecionar, de forma autónoma e intencional, diferentes modos de registo, técnicas e materiais;

Dominar as relações entre os elementos da linguagem plástica.

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Conhecer e explorar intencionalmente os elementos estruturais da linguagem plástica e visual.

Criar unidades de trabalho que valorizem a exploração prática dos diferentes meios atuantes.

Criar hábitos de registo da observação de objetos e espaços, bem como de ideias, reflexões, vivências e experiências, de uma forma sistemática.

Criar hábitos de questionamento e a reflexão crítica escrita sobre o desenho como forma de pensar e de comunicar.

Criar hábitos de autoavaliação dos trabalhos, sustentada pelos conhecimentos adquiridos na disciplina de Desenho A, utilizando vocabulário específico da linguagem visual.

Compreender e justificar a intencionalidade das composições gráficas, referindo o modo de organização dos elementos no campo visual.

Participar em diversos contextos comunicativos de natureza gráfica/plástica/visual.

Apresentar os exercícios/projetos aos alunos por escrito.

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.