Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia A
 
Domínio/Tema:

Os agentes económicos e o circuito económico: recursos e empregos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
fluxos monetários; recursos; empregos/utilizações
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) - reconhecer conceitos, procedimentos e teorias  
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
34,8%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Identificar o fluxo monetário que representa recursos das famílias e o fluxo monetário que representa  empregos das administrações públicas.

Aprendizagens Essenciais (11.º ano – p.6) - Representar graficamente os diferentes fluxos que se estabelecem entre os agentes económicos

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:  

- Linguagem e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão (…), escrita, (…)»;

- Saber científico, técnico e tecnológico - «As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de (…) utilizar. Transformar e criar produtos (…)».

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas aos itens de seleção podem ser classificadas de forma dicotómica, neste caso, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Chave de resposta

Versão 1 - Opção D; Versão 2 - Opção B

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

A sequência que se apresenta procura ilustrar um percurso possível de utilização da informação contida de forma explícita no enunciado do item. Para realizar esta atividade pressupõe-se que os alunos conheçam os agentes económicos e suas funções, a noção de fluxo monetário, os conceitos de recursos e empregos de um agente económico.

Exemplo de atividade

  1. Pré-requisitos
  • Identificar os agentes económicos.
  • Associar a cada agente económico a sua função principal.

 

  1. Linguagem e textos
  • Esquematizar o sentido dos fluxos correspondentes aos recursos das famílias e aos empregos das administrações públicas.

 

  1. Saber científico, técnico e tecnológico
  • Apresentar, por exemplo, a situação de um individuo que efetua um contrato, com uma seguradora, para a cobertura do risco de acidente de viação.
  • Explorar esse exemplo para relembrar os conceitos de prémios de seguros e de indeminizações de seguros.
  • Explicitar, com recurso a exemplos, as diferenças entre prestações sociais e contribuições sociais.

 

Baseado em:

    Aprendizagens Essenciais – 10.º e 11.º anos - Economia A

    Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.