Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia A
 
Domínio/Tema:

Desafios que se colocam às economias da UE

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
taxa de crescimento do rendimento; rendimento médio por agregado
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Gráfico
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - analisar; sintetizar  
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
75,4%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Identificar o fluxo monetário que representa recursos das famílias e o fluxo monetário que representa  empregos das administrações públicas.

 

Aprendizagens Essenciais (10.º ano p. 6) e Aprendizagens Essenciais (11.º p. 11) - Ler dados estatísticos apresentados sob diversas formas (textos, gráficos, tabelas e mapas) e retirar conclusões; Explicitar problemas/desafios na atualidade.

Aprendizagens Essenciais (11.º ano – p.6) - Representar graficamente os diferentes fluxos que se estabelecem entre os agentes económicos.

 

 Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:  

-  Linguagem e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades (…), escrita, (…)»;

- Informação e comunicação - «As competências na área de Informação e comunicação dizem respeito à seleção, análise, produção e divulgação de produtos, (…)»;

- Raciocínio e resolução de problemas - As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de: interpretar informação (…);

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas aos itens de seleção podem ser classificadas por níveis de desempenho, de acordo com os critérios específicos. Neste caso, a cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

A sequência que se apresenta procura ilustrar um percurso possível de utilização da informação contida de forma explícita no enunciado do item. Para realizar esta atividade pressupõe-se que os alunos conheçam os conceitos de taxa de variação e valor de uma variável e de rendimento médio do agregado.

 

Exemplo de atividade

A. Pré-requisitos

  • Interpretar uma taxa de variação de uma variável.
  • Definir o conceito de rendimento disponível das famílias.

 

B. Linguagem e textos

  • Interpretar a informação do gráfico.

 

C. Informação e comunicação

  • Compreender a diversidade da informação fornecida no suporte.
  • Seleciona a informação de acordo com as opções do item.

 

D. Raciocínio e resolução de problemas

  • Estabelecer comparações entre regiões e entre regiões e Portugal.

 

 

       Baseado em:

    Aprendizagens Essenciais – 10.º e 11.º anos - Economia A

    Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.