Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia A
 
Domínio/Tema:

A produção de bens e de serviços

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
custo médio de produção; taxa de variação do custo médio de produção; custo total de produção
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:

Descrição inicial, tabela e condição de enquadramento do item

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – Mobilização, aplicação de conhecimentos

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
34,6%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Calcular o custo total de produção com recurso ao custo médio de produção e à informação relativa à quantidade produzida e sua variação e ao custo médio de produção e sua variação.

 Aprendizagens Essenciais (10.º ano – p.8) - Definir e calcular custos de produção (fixos, variáveis, médios e totais).

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:  

-  Linguagem e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão (…), escrita, (…)»;

- Informação e comunicação - «As competências na área de Informação e comunicação dizem respeito à seleção, análise, produção e divulgação de produtos, (…)»;

-  Saber científico, técnico e tecnológico - «As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de (…) utilizar. Transformar e criar produtos (…)».

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

As respostas aos itens de seleção podem ser classificadas de forma dicotómica, neste caso, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Chave de resposta

Versão 1 - Opção B; Versão 2 – Opção C

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Para realizar esta atividade pressupõe-se que os alunos conheçam a estrutura de custos de uma empresa e os processos de cálculo dos custos total e médio de produção. Além de conhecerem o processo de cálculo da taxa de variação de uma variável.

 Exemplo

Podem ser criadas, com recurso ao mesmo item, situações de aprendizagem em que os alunos procedam à resolução parcelar do item. Assim, podem:

  • calcular a quantidade produzida, no caso de a empresa optar pelo projeto B;
  • calcular o custo médio de produção, no caso de a empresa optar pelo projeto B;
  • proceder ao cálculo do custo total de produção do projeto B, utilizando os dados obtidos anteriormente.

 Ainda, utilizando o mesmo item, mas admitindo que a empresa optaria pelo projeto A, proceder ao cálculo do custo total do projeto A.  

 Por último, solicitar a comparação os dois projetos com recurso aos custos médios e totais de produção e extrair conclusões.

        Baseado em:

    Aprendizagens Essenciais - 11.º ano - Economia A

    Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.