Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia A
 
Domínio/Tema:

Moeda e inflação; Rendimentos e distribuição dos rendimentos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC); valor da moeda e poder de compra; salário nominal e salário real

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Gráfico e texto para completamento
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) - análise; síntese

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
58,8%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Aplicar os conceitos de índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), valor real da moeda, poder de compra e salários real e nominal.

Aprendizagens Essenciais (10.º ano – p.6) – Calcular o índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC); Explicar consequências da inflação (no valor da moeda e no poder de compra); Distinguir salário nominal de salário real

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:  

-  Linguagem e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão (…), escrita, (…)»;

-  Saber científico, técnico e tecnológico - «As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de (…) utilizar. Transformar e criar produtos (…)».

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas aos itens de seleção podem ser classificadas por níveis de desempenho, de acordo com os critérios específicos. No caso da classificação por níveis de desempenho, a cada nível corresponde uma dada pontuação, de acordo com os critérios específicos.

 Chave de resposta

Versão 1 e Versão 2 – a)-2; b)-2; c)-3; d)-1

  

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 Para realizar esta atividade pressupõe-se que os alunos conheçam o processo de cálculo da taxa de variação do índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), os conceitos de valor da moeda e poder de compra e de salário nominal e salário real.

 

Exemplo

Podem ser criadas, a partir do mesmo item, situações de aprendizagem em que os alunos individualmente tenham de:

  • explicitar o significado de uma taxa de variação anual do IHPC negativa e concluir sobre o seu efeito no valor real da moeda;
  • explorar, por exemplo, para o ano de 2021, o efeito da taxa de variação anual do IHPC e retirar conclusões sobre o seu efeito no valor real da moeda;
  • esquematizar os diversos efeitos, considerando as situações anteriormente propostas;
  • utilizar as taxas de variação anual do IHPC para calcular o IPC em 2022 com base em 2018;
  • utilizar os dados apresentados na tabela e calcular, por exemplo, o IHPC de 2021 com base em 2019;
  • explicitar o efeito da taxa de variação anual do IHPC na evolução do salário real, admitindo, por exemplo, que o salário nominal se mantém constante face ao ano anterior;
  • esquematizar os diversos efeitos no salário real, considerando constante o salário nominal e a existência de diversas taxas de variação anual do IHPC (nula, positiva ou negativa).

        Baseado em:

    Aprendizagens Essenciais - 11.º ano - Economia A

    Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.