Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia A
 
Domínio/Tema:

A intervenção do Estado na economia

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
défice público; receitas públicas correntes; despesas públicas correntes; produto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – analisar; sintetizar  
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
19,8%
        Grau de dificuldade:
 
Muito Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Escolher medidas para a concretização de um objetivo e explicar os seus efeitos.

Aprendizagens Essenciais (11.º ano – pp.10-11) - Distinguir e apresentar exemplos de receitas públicas e de despesas públicas (correntes e de capital); Apresentar o conceito de orçamento do Estado e interpretar o seu saldo; Explicar a importância do orçamento do Estado como instrumento de intervenção económica e social.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:  

-  Linguagem e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão (…), escrita, (…)»;

- Informação e comunicação - «As competências associadas a Informação e comunicação implicam que os alunos sejam capazes de (…), descrever, avaliar, (…)  informação, de forma crítica e autónoma (…)»;

- Pensamento crítico e criativo - «As competências na área de Pensamento crítico requerem observar, identificar, analisar e dar sentido à informação, (…) e argumentar a partir de diferentes premissas e variáveis. Exigem o desenho de (…) cenários que considerem várias opções, assim como o estabelecimento de critérios de análise para tirar conclusões fundamentadas e proceder à avaliação de resultados. (…)»;

-  Saber científico, técnico e tecnológico - «As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de (…) utilizar. Transformar e criar produtos (…)».

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de construção, os critérios de classificação podem apresentar-se organizados apenas por níveis de desempenho (…). Nas respostas classificadas por níveis de desempenho, a cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

Nas respostas aos itens que envolvem a produção de um texto, deve ter em conta o desenvolvimento dos conteúdos e a sua organização, a utilização da terminologia específica da disciplina, a integração da informação contida nos documentos e a clareza do discurso.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para realizar esta atividade pressupõe-se que os alunos conheçam os conceitos de défice orçamental, receitas públicas correntes, despesas públicas correntes e saibam explicitar a importância do orçamento do Estado como instrumento de intervenção económica e social.

Exemplo

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos em grupo tenham de:

  • analisar textos, notícias ou vídeos sobre o orçamento do Estado;
  • identificar medidas de intervenção do Estado que possibilitem a concretização de diferentes objetivos, nomeadamente a redução da despesa pública;
  • explicitar o impacto dessas medidas na economia, como, por exemplo, no saldo orçamental, no emprego e no produto;
  • apresentar ao grupo turma as conclusões, através da construção de esquemas, por exemplo, em suporte digital.

 

       Baseado em:

    Aprendizagens Essenciais - 11.º ano - Economia A

    Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.