Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia A
 
Domínio/Tema:

Preços e mercados

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

curvas da procura e da oferta; fatores determinantes dos deslocamentos das curvas da procura e da oferta; equilíbrio no mercado de concorrência perfeita; preço de equilíbrio e quantidade transacionada

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Descrição inicial de enquadramento do item seguida de cinco afirmações
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) - mobilização/aplicação de conhecimentos

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
54,6%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Identificar os efeitos, no preço e na quantidade de equilíbrio, das deslocações das curvas da oferta e da procura.

 

Aprendizagens Essenciais (10.º ano – p. 9) - Caraterizar as componentes do mercado – procura e oferta; Enunciar as leis da procura e da oferta e fazer a respetiva representação gráfica; Relacionar os deslocamentos das curvas da procura com as alterações das suas determinantes

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:  Linguagem e textos

- Linguagens e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão (…), escrita, (…)»;

- Saber científico, técnico e tecnológico - «As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação, utilizar conhecimentos (…) e tomar decisões, entre opções (…)»:

- Raciocínio e resolução de problemas - «As competências associadas a Raciocino e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação (…) e tomar decisões, (…)».

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas aos itens de seleção podem ser classificadas de forma dicotómica, neste caso, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Chave de resposta

Versão 1 – II, IV e V; Versão 2 – I, III e V

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para realizar a atividade pressupõe-se que os alunos conheçam as leis da procura e da oferta, as determinantes da procura e da oferta e a representação gráfica das referidas curvas.

 Exemplo

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos procedam à resolução do item com recurso  a uma tabela de Excel, contendo a representação gráfica da situação inicial de equilíbrio no mercado do bem X (fornecida pelo professor ou construída pelo aluno).

Poderá de seguida ser solicitado aos alunos as deslocações das curvas subjacentes a cada uma das cinco afirmações. Começando pela afirmação I, e após o aluno ter identificado que se trata de uma deslocação da curva da procura para a direita, poderá ser sugerida a duplicação dos valores relativos às quantidades procuradas – com a inserção de uma nova relação preço quantidade – e a construção da nova curva da procura.

Por último, solicitar a comparação do ponto de equilíbrio inicial com o ponto de equilíbrio final e verificar da veracidade da afirmação.

 

       Baseado em:

    Aprendizagens Essenciais - 11.º ano - Economia A

    Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.