Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia A
 
Domínio/Tema:

Moeda e inflação

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

índice de preços no consumidor (IPC); taxa de variação anual do IPC

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Descrição inicial, tabela e condição de enquadramento do item
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) - mobilização/aplicação de conhecimentos

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
34,5%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Calcular o IPC de 2010. Para esse efeito deverá começar por utilizar a taxa de variação anual do IPC de 2012 e depois passar a utilizar a taxa de variação anual do IPC de 2011.

Aprendizagens Essenciais (10.º ano – p. 11) - Calcular a taxa de variação do índice de preços no consumidor (…).

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos

- Linguagens e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão (…), escrita, (…)»;

- Saber científico, técnico e tecnológico - «As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação, utilizar conhecimentos (…) e tomar decisões, entre opções (…)»:

- Raciocínio e resolução de problemas - «As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação (…) e tomar decisões, (…)».

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas aos itens de seleção podem ser classificadas de forma dicotómica, neste caso, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Chave de resposta

Versão 1 - Opção C; Versão 2 – Opção B

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para realizar a atividade pressupõe-se que os alunos conheçam o IPC, o seu processo de cálculo e o processo de cálculo da taxa de variação de uma variável.

 Exemplo

Podem ser criadas, com recurso ao mesmo suporte gráfico, situações de aprendizagem em que os alunos procedam à resolução de outros itens de resposta restrita, nomeadamente através da alteração do ano base:

- calcular o IPC de 2016 com base em 2009;

- calcular o IPC de 2010 com base em 2013.

 

Nestes casos, deverá solicitar-se a apresentação dos cálculos e exigir a utilização da taxa de variação anual do IPC. 

 

       Baseado em:

    Aprendizagens Essenciais - 11.º ano - Economia A

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.