Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia A
 
Domínio/Tema:

Utilização de rendimentos; rendimentos e distribuição de rendimentos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

utilização de rendimentos; crédito; dívida; rendimento disponível das famílias

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:

Item de construção

Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto de enquadramento do item
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) - mobilização/aplicação de conhecimentos

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
36%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Explicitar dois efeitos na atividade económica – um positivo e outro negativo – da contração de empréstimos pelas famílias.

Aprendizagens Essenciais (10.º ano – p.12) - Identificar o consumo e a poupança como formas de utilização dos rendimentos, integrando a variável tempo nessas decisões;  -Identificar as componentes do rendimento disponível das famílias e explicitar o seu impacto no rendimento.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:  

- Linguagens e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão (…), escrita, (…)»;

- Saber científico, técnico e tecnológico - «As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação, utilizar conhecimentos (…) e tomar decisões, entre opções (…)»:

- Raciocínio e resolução de problemas - «As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação (…) e tomar decisões, (…)»;

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de construção, os critérios de classificação podem apresentar-se organizados apenas por níveis de desempenho (…). Nas respostas classificadas por níveis de desempenho, a cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para realizar a atividade pressupõe-se que os alunos conheçam as noções de utilização de rendimentos, empréstimos, dívida e rendimento disponível das famílias. Além de serem capazes de deduzir o impacto das decisões de endividamento das famílias na atividade económica.

 Exemplo

Podem ser criadas, com recurso a excertos de notícias, de estudos ou outras publicações, situações de aprendizagem em que os alunos procedam à:

  • análise do texto ou dos dados estatísticos;
  • extração de conclusões;
  • elaboração de uma resposta, primeiro de forma esquemática, e, posteriormente, através da produção de um texto de resposta.

Poderá ser solicitado aos alunos que confrontem a sua resposta com a proposta de resolução (apresentada pelo docente), identifiquem falhas e proponham formas de as ultrapassar.

 

       Baseado em:

    Aprendizagens Essenciais - 11.º ano - Economia A

    Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.