Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia A
 
Domínio/Tema:

A contabilidade nacional

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

 PIB, Produto interno e produto nacional, Óticas de cálculo do produto

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

1.ª Fase de 2025 - Versão 1

 

Características do Item
Tipologia:

Item de seleção

Formato:
Item de escolha múltipla
Tipo de suportes:
Apresentação da informação através de uma tabela
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) - mobilização/aplicação de conhecimentos

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Identificar a opção que apresenta o valor correto do «Excedente bruto de exploração/rendimento misto». Para esse efeito devem ser selecionadas as componentes que fazem parte da ótica do rendimento e efetuar o cálculo requerido. 

 

Aprendizagens Essenciais (11.º ano – p. 7-8) – Explicitar a diferença entre PIB e PNB; – Utilizar o saldo dos rendimentos primários com o resto do mundo; – Explicitar em que consiste o PIB na ótica do Rendimento e calcular o seu valor.

 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:  Linguagem e textos

- Linguagens e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão (…), escrita, (…)»;

- Saber científico, técnico e tecnológico - «As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação, utilizar conhecimentos (…) e tomar decisões, entre opções (…)»:

- Raciocínio e resolução de problemas - «As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação (…) e tomar decisões, (…)».

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas aos itens de seleção podem ser classificadas de forma dicotómica, neste caso, a pontuação só

é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

  

Chave de resposta

Versão 1 – D; Versão 2 – D

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para realizar a atividade pressupõe-se que os alunos conheçam as componentes de cada uma das óticas de cálculo do produto.

Exemplo

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos recolham os dados estatísticos com recurso à página online do INE e que confirmem, através de uma tabela de Excel, o processo de cálculo do PIB na ótica da produção, da despesa e do rendimento.

Poderá, de seguida, ser solicitado aos alunos o cálculo de uma das componentes da ótica do rendimento, utilizando o valor do produto e das restantes componentes dessa ótica.

Por último, poderá ser solicitado idêntico cálculo para, por exemplo, o VABpb.

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Baseado em:

Aprendizagens Essenciais - 11.º ano - Economia A

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.