Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia A
 
Domínio/Tema:

As relações económicas com o resto do mundo

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

Desigualdade na distribuição dos rendimentos, Administração pública: central, local e regional e fundos autónomos,  Políticas de redistribuição dos rendimentos

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

1.ª Fase de 2025 - Versão 1

 

Características do Item
Tipologia:

Item de construção 

Formato:

Resposta restrita

Tipo de suportes:

Apresentação da informação através de um texto e da descrição de informação adicional

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (Mobilização/aplicação de conhecimentos)

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Explicar de que modo cada uma dessas medidas, escolhidas de acordo como o objetivo (A ou B) – contribui

para o reforço da coesão económica e social. 

 

Aprendizagens Essenciais (10.º ano – p. 12) – Explicar em que consiste a redistribuição dos rendimentos, evidenciando o papel do Estado nesse processo.

Aprendizagens Essenciais (11.º ano – p. 6) – Caraterizar a unidade institucional - Administrações públicas.

Aprendizagens Essenciais (11.º ano – p. 10 e p.11) – Justificar a intervenção do Estado na atividade económica (promover a equidade); – Dar exemplos de políticas económicas do Estado (políticas fiscal, orçamental, monetária e de preços), identificando os seus objetivos e instrumentos.

 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:  Linguagem e textos

- Linguagens e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão (…), escrita, (…)»;

- Saber científico, técnico e tecnológico - «As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação, utilizar conhecimentos (…) e tomar decisões, entre opções (…)»;

- Raciocínio e resolução de problemas - «As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação (…) e tomar decisões, (…)»;

- Pensamento crítico e pensamento criativo - As competências associadas a As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de (…) pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, (…), argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada.

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

As respostas são classificadas por níveis de desempenho, a cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. Se permanecerem dúvidas quanto ao nível a atribuir, deve optar-se pelo nível mais elevado de entre os dois tidos em consideração. Qualquer resposta que não atinja o nível 1 de desempenho é classificada com zero pontos.

 

Explicação do modo como as duas medidas apresentadas, de acordo com o objetivo (A ou B), contribuem para o reforço da coesão económica e social.

 

Na resposta, devem ser considerados dois dos tópicos seguintes, ou outros igualmente relevantes, associados a um dos objetivos.

 

Objetivo A ‒ atrair empresas para o município:

  • a criação de parques industriais (OU a disponibilização da rede pública de eletricidade, água e telefone), ao facilitar a criação de empresas (OU ao atrair empresas), aumentará (OU diversificará) a oferta de emprego, contribuindo para aumentar (e aproximar) o rendimento das pessoas face ao valor médio do país (OU para reforçar a coesão económica e social);
  • a criação de novas infraestruturas de transportes, ao facilitar a criação de empresas (OU ao atrair empresas), aumentará (OU diversificará) a oferta de emprego, contribuindo para aumentar (e aproximar) o rendimento das pessoas face ao valor médio do país (OU para reforçar a coesão económica e social);
  • a redução (OU isenção) dos impostos municipais (aplicados às empresas), ao facilitar a criação de empresas (OU ao atrair empresas), aumentará a oferta de emprego, contribuindo para aumentar (e aproximar) o rendimento das pessoas face ao valor médio do país (OU para reforçar a coesão económica e social).

 

Objetivo B ‒ melhorar a oferta de serviços prestados às famílias pelo município:

  • a criação de creches (OU centros de dia para idosos), ao permitir reduzir os custos com a educação dos filhos (OU o apoio aos idosos), possibilitará o aumento do consumo das famílias, contribuindo para melhorar as condições de vida dessas pessoas (OU para reforçar a coesão económica e social);
  • o aumento da oferta local de serviços de saúde, ao reduzir os custos com a saúde, possibilitará o aumento do consumo das famílias, contribuindo para melhorar as condições de vida dessas pessoas (OU para reforçar a coesão económica e social);
  • o aumento da oferta de atividades desportivas (OU de lazer) para crianças e jovens, ao reduzir as despesas das famílias, possibilitará o aumento do consumo das famílias, contribuindo para melhorar as condições de vida dessas pessoas (OU para reforçar a coesão económica e social);
  • o aumento da oferta de habitação social (OU a atribuição de um subsídio ao arrendamento de habitação), ao reduzir as despesas das famílias, possibilitará o aumento do consumo das famílias, contribuindo para melhorar as condições de vida dessas pessoas (OU para reforçar a coesão económica e social).

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para realizar a atividade pressupõe-se que os alunos conheçam as noções de: administrações públicas, desigualdade de rendimentos, redistribuição e políticas económicas e sociais das administrações públicas.

 

Exemplo

Podem ser criadas situações de aprendizagem, com recurso a notícias de órgãos de comunicação social local e a estudos publicados (como, por exemplo, do INE), em que os alunos procedam à leitura e análise de informação.

Podem ser criadas situações de debate, nas quais os alunos identificam e discutem as implicações das medidas na melhoria das condições de vida das famílias (emprego, acesso a serviços públicos, aumento de rendimento). Em alternativa, os alunos podem assumir os papéis de vereadores ou de munícipes e questionarem, por exemplo, o dirigente da autarquia (papel desempenhado por um aluno) sobre as medidas implementadas e as suas implicações nas condições de vida das famílias.

___________________________________________________________

Baseado em:

Aprendizagens Essenciais - 10.º e 11.º anos - Economia A

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.