Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia A
 
Domínio/Tema:

As relações económicas com o resto do mundo

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

Balança de bens e serviços, Indicadores do comércio externo: Taxa de cobertura, Taxa de variação de uma variável

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

1.ª Fase de 2025 - Versão 1

 

Características do Item
Tipologia:

Item de construção 

Formato:

Resposta restrita

Tipo de suportes:

Apresentação da informação através de um gráfico e da descrição de informação adicional

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (Mobilização/aplicação de conhecimentos)

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Calcular o valor das importações do grupo de produtos «Agrícolas», com recurso aos indicadores taxa de cobertura e taxa de variação das importações.

 

Aprendizagens Essenciais (11.º ano – p. 9) – Calcular do comércio internacional de bens (estrutura setorial, das importações e das exportações e taxa de cobertura).

 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:  Linguagem e textos

- Linguagens e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão (…), escrita, (…)»;

- Saber científico, técnico e tecnológico - «As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação, utilizar conhecimentos (…) e tomar decisões, entre opções (…)»:

- Raciocínio e resolução de problemas - «As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação (…) e tomar decisões, (…)».

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 A classificação resulta da soma das pontuações atribuídas às etapas apresentadas e da aplicação dos critérios de desvalorização definidos para situações específicas. A classificação tem em conta a apresentação das fórmulas utilizadas, dos cálculos efetuados, dos resultados e da unidade de medida. A classificação das respostas a este item está sujeita a desvalorizações devido, por exemplo, à ocorrência de erros de cálculo ou de transcrição (aspetos referidos nas notas dos itens de cálculos).

 

Etapa 1: Calcular o valor das importações de produtos agrícolas em 2020 ............................................................ 6 pontos

Fórmula: Taxa de cobertura das importações pelas exportações = (Valor das exportações /

/ Valor das importações) x 100 (ou equivalente) ........................................................................................ 2 pontos

Processo de cálculo: 52 = (3913 / Valor das importações2020) x 100 (ou equivalente) ......................... 2 pontos

Resultado: Valor das importações2020 = 7525 ........................................................................................... 2 pontos

 

Etapa 2: Calcular o valor das importações de produtos agrícolas em 2021 ............................................................ 4 pontos

Processo de cálculo: 13 = ((Valor das importações2021 – 7525) / 7525) x 100 (ou equivalente).......... 2 pontos

Resultado final: Valor das importações2021 = 8503,3 milhões de euros ................................................. 2 pontos

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para realizar a atividade pressupõe-se que os alunos conheçam a noção de taxa de variação de uma variável e o indicador taxa de cobertura das importações pelas exportações.

 

Exemplo

Podem ser criadas, com recurso às estatísticas do comércio externo nacional (como por exemplo do INE), ou da União Europeia (como, por exemplo, do Eurostat), situações de aprendizagem em que os alunos procedam à utilização de:

  • dados estatísticos e à correspondente interpretação;
  • cálculo da taxa de variação quer das exportações, quer das importações;
  • cálculo e interpretação dos indicadores do comércio externo, nomeadamente, a taxa de cobertura das importações pelas exportações.

Poderá ser solicitado aos alunos que confrontem a sua resposta com a proposta de resolução (apresentada pelo docente), identificando os erros cometidos e propondo formas de os ultrapassar.

 ___________________________________________________________

Baseado em:

Aprendizagens Essenciais - 10.º e 11.º anos - Economia A

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.