Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia A
 
Domínio/Tema:

Moeda e inflação; Rendimentos e distribuição dos rendimentos

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

 

inflação, consequências da inflação, valor real da moeda, poder de compra, salário nominal, salário real

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

1.ª Fase de 2025 - Versão 1

 

 

 

Características do Item
Tipologia:

Item de construção 

Formato:

Resposta restrita

Tipo de suportes:

Apresentação da informação através de um texto

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (Mobilização/aplicação de conhecimentos)

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Explicitar os efeitos da situação descrita no texto, no valor real da moeda e no poder de compra de um trabalhador.

 

Aprendizagens Essenciais (10.º ano – p. 11) – «Distinguir os conceitos de inflação, deflação (…)», «Explicar consequências da inflação (no valor da moeda e no poder de compra)» e «Distinguir salário nominal de salário real».

 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:  Linguagem e textos

- Linguagens e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão (…), escrita, (…)»;

- Saber científico, técnico e tecnológico - «As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação, utilizar conhecimentos (…) e tomar decisões, entre opções (…)»:

- Raciocínio e resolução de problemas - «As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de (…) de procurar informação (…) e tomar decisões, (…)».

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

As respostas são classificadas por níveis de desempenho, a cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. Se permanecerem dúvidas quanto ao nível a atribuir, deve optar-se pelo nível mais elevado de entre os dois tidos em consideração. Qualquer resposta que não atinja o nível 1 de desempenho é classificada com zero pontos.

 

Tópicos de resposta

 

Explicitação dos efeitos da situação descrita no texto, no valor real da moeda e no poder de compra de um trabalhador, referindo que:

  • a descida do nível médio de preços no consumidor, ao aumentar a capacidade de aquisição de cada unidade monetária, provoca o aumento do valor real da moeda;
  • a descida percentual do nível médio de preços no consumidor, acompanhada de uma descida percentualmente inferior do salário nominal, provoca o aumento do poder de compra (OU do salário real) de um trabalhador.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Para realizar a atividade pressupõe-se que os alunos conheçam as noções de inflação, valor real da moeda, poder de compra, salário nominal e salário real.

Exemplo

Podem ser criadas, com recurso às taxas de variação anuais do salário mínimo nominal e de salário mínimo real situações de aprendizagem em que os alunos procedam:

  • à interpretação de uma das taxas de variação do salário mínimo;
  • à identificação dos anos em que o poder de compra do salário mínimo aumentou;
  • à explicação de cada um desses aumentos, através da relação entre a evolução nominal e a evolução real do salário mínimo;
  • à dedução da evolução do nível médio de preços associada a essa relação (salário nominal e salário real).

Para esse efeito poderão ser consultadas as tabelas de Excel relativas ao Anuário Estatístico de Portugal de 2024, publicadas pelo INE.

Em alternativa ou em complementaridade, poderão ser utilizadas notícias recolhidas pelos alunos. As notícias servirão para os alunos esquematizarem as ideias principais e organizarem um debate sobre os efeitos da evolução do nível médio de preços nos salários reais e no valor real da moeda.

 

---------------------------------------------------------

 Baseado em:

 Aprendizagens Essenciais - 11.º ano - Economia A

 Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.