Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Economia
 
Domínio/Tema:

A atividade económica e a ciência económica: escolha e escassez

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Economia A (712) – 1.ª Fase de 2020
Palavras-chave:

escassez de recursos; necessidades ilimitadas; escolha

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) -  reconhecimento de conceitos, procedimentos e teorias)
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
58,1%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Explicitar o conceito de escassez, relacionando-o com a escolha.

 Aprendizagens Essenciais (10.º ano – p.6) - Explicitar a especificidade do objeto de estudo da Economia

 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:  

-  Linguagem e textos - «As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades (…), escrita, (…)»;

-  Saber científico, técnico e tecnológico - «As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de (…) utilizar. Transformar e criar produtos (…)».

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

A classificação das respostas que envolvam a produção de um texto tem em conta os tópicos de resposta apresentados, a utilização da terminologia específica da disciplina, a integração da informação contida nos documentos e a correção da comunicação em língua portuguesa.

 

Tópicos de resposta

Explicitação do conceito de escassez, referindo que a escassez de recursos corresponde ao facto de estes serem insuficientes para a satisfação de necessidades ilimitadas OU outra explicitação do conceito de escassez.

Relação entre escassez e escolha, referindo que a escolha, ao resultar da existência de recursos escassos, é efetuada com o objetivo de melhorar o bem-estar dos indivíduos (ou da sociedade).

 

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
 

A sequência que se apresenta procura ilustrar um percurso possível de utilização da informação contida de forma explícita e implícita num texto. Para realizar esta atividade pressupõe-se que os alunos conheçam o objeto de estudo da economia, nomeadamente, os conceitos de escassez, de necessidades e de escolha.

Exemplo de atividade

A. Pré-requisitos

  • Esquematizar o «objeto de estudo da Economia», recorrendo aos conceitos.
  • Explicitar/Relembrar os conceitos.

B. Linguagem e textos

  • Ler o texto.
  • Sublinhar os aspetos principais.
  • Associar os aspetos sublinhados aos conceitos solicitados no item.

C. Saber científico, técnico e tecnológico

  • Escrever os conceitos identificados.
  • Esquematizar/articular a sequência dos conhecimentos de acordo com o solicitado no item.
  • Mobilizar os conceitos, relacionando-os.
  • Construir a resposta, utilizando com rigor a terminologia e os conhecimentos económicos.

 

 

Baseado em:

    Aprendizagens Essenciais – 10.º e 11.º anos - Economia A

    Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

 

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.