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Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF): |
1. O texto refere-se a alguns dos indicadores económicos utilizados no estudo da comparação dos padrões de vida (ou níveis de bem-estar) entre países. A Tabela 8 refere-se às prestações sociais e indicadores de desigualdade na distribuição (ou repartição) do rendimento, em Portugal, em 2008 e em 2009.
As comparações dos padrões de vida (ou dos níveis de bem-estar) entre países são geralmente feitas com base no rendimento por habitante. Este indicador traduz, em termos monetários, a riqueza por habitante de um país, permitindo estabelecer comparações com outros países. Contudo, este indicador pouco diz acerca da distribuição (ou repartição) do rendimento dentro de um mesmo país. A taxa de risco de pobreza e o S80/S20 são indicadores que permitem caracterizar melhor a desigualdade na distribuição (ou repartição) do rendimento entre grupos que constituem a sociedade. Eurostat, Estatísticas sobre pobreza monetária, in https://ec.europa.eu/eurostat/statisticsexplained (consultado em setembro de 2019). (Texto adaptado)
Tabela 8 ‒ Prestações sociais, taxa de risco de pobreza e S80/S20 1 Percentagem da população cujo rendimento equivalente se encontra abaixo do limiar de pobreza, definido como 60% do rendimento mediano por adulto equivalente. 2 Quociente entre o rendimento total dos 20% da população com maiores rendimentos e o rendimento total dos 20% da população com menores rendimentos. Pordata, in www.pordata.pt (consultado em janeiro de 2020). (Adaptado)
1.1. Explicite, com base nos dados fornecidos, e considerando-se tudo o resto constante, o papel do Estado na promoção da equidade em Portugal, em 2009, face a 2008, considerando: ‒ a evolução da taxa de risco de pobreza antes de qualquer transferência social e o efeito das prestações sociais na evolução da taxa de risco de pobreza após transferências sociais; ‒ o efeito da evolução das prestações sociais na evolução do indicador S80/S20. |
Características do Item | ||
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA | |
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Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF): | |
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Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item: | |
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