Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Espanhol
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Espanhol (547)  – 1.ª Fase de 2021
Palavras-chave:
compreensão auditiva; mensagens orais
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação simples 
Tipo de suportes:
Texto áudio
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - Inferir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
51,9%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item pretende avaliar a capacidade de inferir informação relativa às afirmações dos      diferentes intervenientes no texto áudio, distinguindo as ideias principais veiculadas por cada um dos interlocutores.

Dá-se, assim, cumprimento a descritores dos documentos reguladores atualmente em vigor:

  • Aprendizagens Essenciais (11º ano)

- Competência comunicativa: Identificar as ideias principais e selecionar informação em intervenções e discursos breves, de géneros e suportes diversos

- Competência estratégica: Aceder ao sentido de mensagens orais e escritas através de diversos indícios contextuais e textuais.

  • Paseo – Área de competência: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas aos itens de associação simples é dicotómica, isto é, a pontuação só é atribuída às respostas que apresentam todas as associações corretas, sendo todas as outras classificadas com zero pontos.

  1. ......................................................................................................................... 8 pontos

 

Chave: Alexia – 5; Gema – 4; Rafa – 1.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promover tarefas de audição de mensagens e textos variados, com diferentes    intervenientes, versando temas diversificados.

  • Selecionar textos áudio adequados, onde predomine vocabulário frequente e com articulação clara.
  • Ativar, antes da audição, os conhecimentos e experiências socioculturais relacionados com o assunto do documento.
  • Formular hipóteses acerca do conteúdo do documento áudio recorrendo a elementos verbais e não verbais.
  • Elencar vocabulário alusivo ao(s) tema(s) dos textos áudio.
  • Selecionar informação relevante.
  • Identificar dificuldades de compreensão e procurar selecioná-las.
  • Mobilizar ações estratégicas para distinguir informação. 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.