Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Espanhol
 
Domínio/Tema:

Compreensão escrita (leitura)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Espanhol (547)  – 1.ª Fase de 2021
Palavras-chave:
compreensão escrita; interpretação
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla 
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – Interpretar, relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
88,5%
        Grau de dificuldade:
 
Muito fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item pretende avaliar a capacidade de inferir informação relativa às afirmações dos      diferentes intervenientes no texto áudio, distinguindo as ideias principais veiculadas por cada um dos interlocutores.

Dá-se, assim, cumprimento a descritores dos documentos reguladores atualmente em vigor:

  • Aprendizagens Essenciais (11º ano)

- Competência comunicativa: Identificar as ideias principais e selecionar informação em intervenções e discursos breves, de géneros e suportes diversos

- Competência estratégica: Aceder ao sentido de mensagens orais e escritas através de diversos indícios contextuais e textuais.

  • Paseo – Área de competência: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promover tarefas de leitura de textos selecionados sobre temas diversos.

  • Selecionar textos escritos adequados, onde predomine vocabulário frequente e claro.
  • Ativar, antes da leitura, os conhecimentos e experiências socioculturais relacionados com o assunto do documento escrito.
  • Formular hipóteses acerca do conteúdo do documento escrito recorrendo a elementos verbais e não verbais.
  • Compreender a mensagem global do texto.
  • Distinguir as diferentes partes da sequência narrativa, descritiva, explicativa ou argumentativa.
  • Identificar dificuldades de compreensão e procurar solucioná-las.
  • Mobilizar ações estratégicas para integrar uma sequência narrativa descritiva, explicativa ou argumentativa no todo que constitui o texto, relacionando-a com a parte que lhe corresponde.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.