Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Espanhol
 
Domínio/Tema:

Interação escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Espanhol (547)  – 1.ª Fase de 2021
Palavras-chave:
interação escrita; mensagens
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):


 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto escrito (mensagem de telemóvel)
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - Produzir (operação de dados estatísticos)
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
74,9%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item pretende avaliar a capacidade de redigir uma mensagem cumprindo a intenção comunicativa prevista.

 Dá-se, assim, cumprimento a descritores dos documentos reguladores atualmente em vigor:

  • Aprendizagens Essenciais (10 e 11º anos)

- Competência comunicativa: Escrever cartas, mails, notas e mensagens diversas, nos quais pede e dá informações sobre o meio envolvente, situações do quotidiano, experiências e interesses pessoais, acontecimentos reais ou imaginários, preferências e opiniões.

- Competência estratégica: Reconhecer a importância de se exprimir por escrito como forma de satisfazer necessidades imediatas e concretas; adequar o discurso ao interlocutor e à situação de comunicação; organizar as ideias.

  • Paseo – Área de competência: Linguagens e textos
As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta ao item é classificada por níveis de desempenho. A cada nível corresponde uma dada pontuação, de acordo com os critérios específicos.

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promover tarefas de interação escrita.

  • Definir o que se pretende transmitir e a sua intencionalidade.
  • Explorar ideias, associar e recolher informação.
  • Propor um tema de interesse geral e quotidiano.
  • Organizar ideias sobre o tema.
  • Utilizar meios convencionais e tecnológicos de comunicação.
  • Trocar mensagens escritas reais e significativas.
  • Praticar e controlar.
  • Pôr em comum as mensagens trocadas.
  • Monitorizar o produto.
  • Avaliar o produto em conjunto.
  • Proceder a tantas reformulações quantas as necessárias.
  • Avaliar a eficácia do produto final.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.