Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Espanhol
 
Domínio/Tema:

Compreensão escrita (leitura)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Espanhol (547) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
compreensão escrita; interpretação
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):


 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação simples
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar, relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
69,7%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item pretende avaliar a capacidade de inferir informação global do texto áudio, distinguindo informação veiculada pelos intervenientes.

Dá-se, assim, cumprimento a descritores dos documentos reguladores atualmente em vigor:

  • Aprendizagens Essenciais (11º ano)

 - Competência comunicativa: Identificar as ideias principais e selecionar informação em intervenções e discursos breves, de géneros e suportes diversos.

  - Competência estratégica: Aceder ao sentido de mensagens orais, através de diversos

indícios contextuais e textuais. 

  • Áreas de competências do Perfil dos Alunos: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas aos itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, a pontuação só é atribuída às respostas totalmente corretas, sendo todas as outras classificadas com zero pontos.

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promover tarefas de audição de mensagens e textos variados, com diferentes intervenientes, versando temas diversificados.

  • Selecionar textos áudio adequados, onde predomine vocabulário frequente e com articulação clara.
  • Ativar, antes da audição, os conhecimentos e experiências socioculturais relacionados com o assunto do documento.
  • Formular hipóteses acerca do conteúdo do documento áudio recorrendo a elementos verbais e não verbais.
  • Elencar vocabulário alusivo ao(s) tema(s) dos textos áudio.
  • Selecionar informação relevante.
  • Identificar dificuldades de compreensão e procurar selecioná-las.
  • Mobilizar ações estratégicas para distinguir informação.

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.