Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Espanhol
 
Domínio/Tema:

Compreensão escrita (leitura)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Espanhol (847) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
compreensão escrita; interpretação     
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Ordenação
Tipo de suportes:
Texto escrito 
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – Associar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
59,3%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item pretende avaliar a capacidade de interpretar informação específica do texto.

Dá-se, assim, cumprimento a descritores dos documentos reguladores atualmente em vigor:

  • Aprendizagens Essenciais (11º ano)

 - Competência comunicativa: Compreender as ideias e conclusões principais de um texto, bem como seleccionar informação pertinente implícita e explícita, em textos descritivos, explicativos e argumentativos complexos, de diversos géneros.

 

  • Paseo - Área de competência: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão nas modalidades oral, escrita, visual, e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta é classificada de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promover tarefas de leitura de textos selecionados sobre temas diversos.

  • Selecionar textos escritos adequados, onde predomine vocabulário frequente e claro.
  • Ativar, antes da leitura, os conhecimentos e experiências socioculturais relacionados com o assunto do documento escrito.
  • Formular hipóteses acerca do conteúdo do documento escrito recorrendo a elementos verbais e não verbais.
  • Compreender a mensagem global do texto.
  • Distinguir as diferentes partes da sequência narrativa, descritiva, explicativa ou argumentativa.
  • Identificar dificuldades de compreensão e procurar solucioná-las.
  • Mobilizar ações estratégicas para integrar uma sequência narrativa descritiva, explicativa ou argumentativa no todo que constitui o texto, relacionando-a com a parte que lhe corresponde.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.