Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Espanhol
 
Domínio/Tema:

Compreensão escrita (leitura)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Espanhol (547) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:
compreensão escrita; interpretação; aplicação              
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Cloze
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – Aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 O item pretende avaliar a capacidade de aplicar palavras dadas em enunciados parafraseados.

 Dá-se, assim, cumprimento a descritores dos documentos reguladores atualmente em vigor:

  • Aprendizagens Essenciais (11º ano)

 - Competência comunicativa: Identificar, selecionar e associar informação explícita e implícita relevante de sequências descritivas, explicativas, narrativas e argumentativas, em textos de géneros e suportes diversos.

- Competência estratégica: Aceder ao sentido de mensagens escritas através de diversos indícios contextuais e textuais e alargar os recursos verbais e não-verbais. 

  • Paseo - Área de competência: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão nas modalidades oral, escrita, visual, e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta ao item é classificada por níveis de desempenho. A cada nível corresponde uma dada pontuação, de acordo com os critérios específicos 

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promover tarefas de leitura de textos selecionados sobre temas diversos.

  • Selecionar textos escritos adequados, onde predomine vocabulário frequente e claro.
  • Ativar, antes da leitura, os conhecimentos e experiências socioculturais relacionados com o assunto do documento escrito.
  • Identificar dificuldades de compreensão e procurar solucioná-las.
  • Inferir o significado de termos desconhecidos a partir do contexto e da análise das palavras (derivação, composição, famílias de palavras, palavras-chave).
  • Mobilizar ações estratégicas para integrar uma sequência narrativa descritiva, explicativa ou argumentativa no todo que constitui o texto, relacionando-a com a parte que lhe corresponde.

* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.