Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Espanhol
 
Domínio/Tema:

Compreensão escrita (leitura)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Espanhol (847) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

compreensão escrita; interpretação; estrutura da língua; aplicação      

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:

Item de construção

Formato:
Resposta curta
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (Superior) – Inferir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

O item pretende avaliar a capacidade de inferir diminutivos de palavras dadas em contexto.

Dá-se, assim, cumprimento a descritores dos documentos reguladores atualmente em vigor:

  • Aprendizagens Essenciais (11º ano)

 

  • Competência comunicativa: mobiliza vocabulário frequente, estruturas gramaticais e recursos adequados.

 

  • Paseo - Área de competência: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão nas modalidades oral, escrita, visual, e multimodal.

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

A resposta ao item é classificada de forma dicotómica, isto é, a pontuação só é atribuída à resposta totalmente correta, sendo todas as outras classificadas com zero pontos.

 

 

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Promover tarefas de leitura de textos selecionados sobre temas diversos.

  • Selecionar textos escritos adequados, onde predomine vocabulário frequente e claro.
  • Ativar, antes da leitura, os conhecimentos e experiências socioculturais relacionados com o assunto do documento escrito.
  • Inferir o significado de termos desconhecidos a partir do contexto e da análise das palavras (derivação, composição, famílias de palavras, palavras-chave).
  • Compreender a mensagem global de enunciados.
  • Identificar dificuldades de compreensão e procurar solucioná-las.
  • Mobilizar ações estratégicas para integrar uma sequência narrativa descritiva, explicativa ou argumentativa no todo que constitui o texto, relacionando-a com a parte que lhe corresponde.

 

 

* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.