Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Espanhol
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Espanhol (847) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

compreensão auditiva; mensagens orais  

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:

Item de seleção

Formato:
Escolha Múltipla
Tipo de suportes:
Texto áudio
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – Relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

O item pretende avaliar a capacidade de analisar informação sobre dois aspetos específicos do texto áudio. 

Dá-se, assim, cumprimento a descritores dos documentos reguladores atualmente em vigor:

  • Aprendizagens Essenciais (11º ano)

 - Competência comunicativa: Relacionar informação verbal e compreender as ideias principais em textos complexos (entrevistas).

 

  • Paseo - Área de competência: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

A resposta ao item é classificada de forma dicotómica, isto é, a pontuação só é atribuída às respostas totalmente corretas, sendo todas as outras classificadas com zero pontos.

 

Texto 2

 

Chave: 3.1. (A) – 8 pontos

  

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Promover tarefas de leitura de textos selecionados sobre temas diversos.

· Selecionar textos áudio adequados, onde predomine vocabulário frequente e com articulação clara.

· Ativar, antes da audição, os conhecimentos e experiências socioculturais relacionados com o assunto do documento.

· Formular hipóteses acerca do conteúdo do documento áudio recorrendo a elementos verbais e não verbais.

·  Elencar vocabulário alusivo ao(s) tema(s) dos textos áudio.

·  Selecionar informação relevante.

·  Identificar dificuldades de compreensão e procurar selecioná-las.

·  Mobilizar ações estratégicas para distinguir informação.

 

 

* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.