Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Filosofia
 
Domínio/Tema:

Racionalidade argumentativa da Filosofia – formas de inferência válida

Prova/Ano escolar:
Exame final nacional de Filosofia (714) |1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
definir; aplicar; conectivas proposicionais
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Expressão de uma condicional numa situação comum
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
57%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Aplicar as condições de verdade das conectivas proposicionais (expressas nas tabelas de verdade) na análise de uma condicional (situação comum de comunicação).

AE – Explicitar em que consistem as conectivas proposicionais de conjunção, disjunção (inclusiva e exclusiva), condicional, bicondicional e negação.

Perfil dos Alunos – Linguagens e textos (utilizar de modo proficiente a língua materna); Raciocínio e resolução de problemas (interpretar informação); Saber científico, técnico e tecnológico (mobilização da compreensão de fenómenos científicos).

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Seleção da opção correta (Opção A).

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Análise de frases que contenham conectivas proposicionais e, dado o valor de verdade de algumas ou de todas as proposições simples nelas contidas, determinação das condições de verdade das frases.

Análise de frases que contenham conectivas proposicionais e, dado o valor de verdade das proposições complexas que as frases expressam, determinação das condições de verdade das proposições simples nelas contidas.

Estudo de condicionais (exemplos) e identificação quer da condição suficiente quer da condição necessária.

Recorrer a exemplos de afirmações hipotéticas e apurar em que circunstâncias tais afirmações são verdadeiras (ou falsas). 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.