Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Filosofia
 
Domínio/Tema:

A necessidade de fundamentação da moral – análise comparativa de duas perspetivas filosóficas

Prova/Ano escolar:
Exame final nacional de Filosofia (714) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
identificar; justificar; teorias éticas; Mill
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto literário que inclui a referência a uma teoria ética
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar e justificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
60%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Identificar, num texto, a referência a uma teoria ética e justificar a identificação feita, recorrendo à interpretação do texto e aos aspetos relevantes da teoria nele referida.

AE – Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das éticas de Kant e Mill;

Mobilizar os conhecimentos adquiridos para analisar criticamente problemas éticos que possam surgir a partir da realidade.

Perfil dos Alunos – Linguagens e textos (utilizar de modo proficiente a língua materna); Informação e comunicação (mobilizar informação); Raciocínio e resolução de problemas (interpretar informação); Saber científico, técnico e tecnológico (mobilização da compreensão de fenómenos científicos).

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Análise de textos, notícias, vídeos ou filmes que expressem ou impliquem perspetivas morais, designadamente, de Kant e de Mill.

Apresentação, por parte dos alunos, dos aspetos centrais das perspetivas ou dos aspetos que consideram persuasivos, recorrendo a exemplos relevantes do quotidiano, do mundo atual ou da História.

Redação de breves ensaios argumentativos que envolvam o posicionamento em relação a dilemas morais.

Debate, moderado pelo docente ou por dois alunos, no seguimento da apresentação dos ensaios.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.