Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Filosofia
 
Domínio/Tema:

Religião, razão e fé - Argumentos sobre a existência de Deus

Prova/Ano escolar:
Exame final nacional de Filosofia (714) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
identificar; justificar; modos de conhecimento; argumentos a favor da existência de Deus
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto filosófico que apresenta o argumento ontológico
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar e justificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
43,5%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Identificar e justificar o modo de conhecimento da existência de Deus expresso no argumento ontológico.

AE – Enunciar os argumentos cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino) e ontológico (Anselmo) a favor da existência de Deus;Discutir criticamente estes argumentos sobre a existência de Deus.

Perfil dos Alunos – Linguagens e textos (utilizar de modo proficiente a língua materna); Informação e comunicação (mobilizar informação); Raciocínio e resolução de problemas (interpretar informação).

  

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Apresentação pelos alunos, individualmente ou em trabalho colaborativo, dos argumentos a favor da existência de Deus.

Elaboração pelos alunos de uma tabela de correspondências entre argumentos a favor da existência de Deus e modos de conhecimento.

Avaliação crítica de cada argumento por diferentes grupos de trabalho.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.