Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Filosofia
 
Domínio/Tema:

Liberdade e justiça social. Princípios da justiça.

Prova/Ano escolar:
Exame final nacional de Filosofia (714) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
interpretar; aplicar; explicar; princípios da justiça; princípio da igual liberdade; liberdades básicas; liberdade de pensamento; relação entre princípios
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto literário da autoria de Kurt Vonnegut
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar, aplicar, explicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
56%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Competência de aplicar a teoria da justiça de Rawls ao caso apresentado no texto e competência de explicar a injustiça presente no caso por referência aos princípios de justiça defendidos por Rawls.

AE – Clarificar os princípios da teoria da justiça de Rawls;

Aplicar os conhecimentos adquiridos para analisar problemas políticos.

PA – Linguagens e textos (utilizar de modo proficiente a língua materna; compreender e interpretar factos à luz de princípios). Informação e comunicação (mobilizar informação de forma consistente; apresentar e explicar princípios normativos); Raciocínio e resolução de problemas (interpretar informação e analisar problemas); Desenvolvimento pessoal e autonomia (estabelecer relações entre princípios normativos, instituições políticas e padrões de comportamento).  

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Apresentação intuitiva de uma lista de factos históricos que são injustiças.

Apresentação intuitiva de instituições políticas (sistemas públicos de regras que definem e coordenam a atividade política) injustas.

Análise dos três princípios da justiça defendidos por Rawls quanto aos bens primários em que incidem e ao modo pelo qual os distribuem.

Identificação num texto de Rawls das liberdades básicas ou fundamentais.

Organização das liberdades fundamentais identificadas em quatro grupos (ou tipos) distintos de liberdades fundamentais – liberdades políticas, liberdades civis, liberdades da pessoa e liberdades próprias do Estado de Direito.

Construção de correspondências entre os factos históricos que são injustiças e as instituições políticas injustas e os princípios da justiça que são assim diretamente violados.

Identificação das violações do princípio da liberdade igual.

Identificação do tipo de liberdade fundamental a que dizem respeito as diferentes violações do princípio da liberdade igual.

Justificação das identificações apresentadas.

Dedução das consequências prováveis das violações do princípio da liberdade igual para a realização do princípio da igualdade equitativa de oportunidades e do princípio da diferença.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.