Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Filosofia
 
Domínio/Tema:

Ciência e construção — validade e verificabilidade das hipóteses. O problema da verificação das hipóteses científicas.

Prova/Ano escolar:
Exame final nacional de Filosofia (714) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

clarificar; argumentar; ciência; problema da verificação das hipóteses científicas; indutivismo; falsificacionismo

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Referência descritiva a um aspeto central da prática científica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – avaliar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
50%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Clarificar o problema da verificação das hipóteses científicas e, respondendo ao problema, argumentar a favor de uma posição pessoal, mobilizando conceitos e teorias relevantes, designadamente, decorrentes do indutivismo ou do falsificacionismo (proposto por Popper).

AE – Formular o problema da verificação das hipóteses científicas, fundamentado a sua pertinência filosófica;

Expor criticamente o papel da indução no método científico;

Clarificar os conceitos nucleares, a tese e os argumentos da teoria de Popper em resposta ao problema da verificação das hipóteses científicas;

Discutir criticamente a teoria de Popper.

PA – Linguagens e textos (utilizar de modo proficiente a língua materna; dominar capacidades nucleares de expressão na modalidade escrita); Informação e comunicação (mobilizar informação de forma crítica e autónoma); Raciocínio e resolução de problemas (tomar decisões para resolver problemas); Pensamento crítico e pensamento criativo (argumentar a partir de diferentes premissas e variáveis; pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, analisando informação, ou ideias, argumentando com vista à tomada de posição fundamentada); Desenvolvimento pessoal e autonomia (tomada de decisões fundamentadas, que possibilitam uma autonomia crescente); Saber científico, técnico e tecnológico (mobilização da compreensão de fenómenos científicos).

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.