Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Filosofia
 
Domínio/Tema:

Ciência e construção — validade e verificabilidade das hipóteses. O problema da verificação das hipóteses científicas.

Prova/Ano escolar:
Exame final nacional de Filosofia (714) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

clarificar; argumentar; ciência; problema da verificação das hipóteses científicas; indutivismo; falsificacionismo

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Referência descritiva a um aspeto central da prática científica
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – avaliar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
50%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Clarificar o problema da verificação das hipóteses científicas e, respondendo ao problema, argumentar a favor de uma posição pessoal, mobilizando conceitos e teorias relevantes, designadamente, decorrentes do indutivismo ou do falsificacionismo (proposto por Popper).

AE – Formular o problema da verificação das hipóteses científicas, fundamentado a sua pertinência filosófica;

Expor criticamente o papel da indução no método científico;

Clarificar os conceitos nucleares, a tese e os argumentos da teoria de Popper em resposta ao problema da verificação das hipóteses científicas;

Discutir criticamente a teoria de Popper.

PA – Linguagens e textos (utilizar de modo proficiente a língua materna; dominar capacidades nucleares de expressão na modalidade escrita); Informação e comunicação (mobilizar informação de forma crítica e autónoma); Raciocínio e resolução de problemas (tomar decisões para resolver problemas); Pensamento crítico e pensamento criativo (argumentar a partir de diferentes premissas e variáveis; pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, analisando informação, ou ideias, argumentando com vista à tomada de posição fundamentada); Desenvolvimento pessoal e autonomia (tomada de decisões fundamentadas, que possibilitam uma autonomia crescente); Saber científico, técnico e tecnológico (mobilização da compreensão de fenómenos científicos).

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Análise de notícias que expressem ou impliquem posições sobre o estatuto das hipóteses científicas («Foi, finalmente, descoberto que…», «Os cientistas provaram que…»).

Identificação de factos na origem do problema da verificação das hipóteses científicas.

Explicação do problema da verificação das hipóteses científicas – factos na sua origem e implicações de possíveis respostas.

Identificação, em textos, de respostas ao problema da verificação das hipóteses científicas e das razões que justificam as respostas.

Explicitação de implicações do problema da indução.

Apresentação, por parte dos alunos, dos aspetos centrais das perspetivas indutivistas e do falsificacionismo.

Identificação, em textos, de objeções às perspetivas indutivistas e ao falsificacionismo.

Elaboração, a pares ou em grupo, de um quadro-síntese relativo ao problema da verificação das hipóteses científicas (problema, respostas, razões a favor das respostas, objeções às respostas).

Análise de um guião de avaliação de ensaios argumentativos – identificação dos elementos de um bom ensaio argumentativo.

Esquematização de ensaios argumentativos – seleção e sequenciação dos conteúdos mobilizados na argumentação; discussão em pequeno grupo dos esquemas produzidos.

Redação de breves ensaios argumentativos que envolvam o posicionamento em relação ao problema da verificação das hipóteses científicas.

Debate, moderado pelo professor, no seguimento da apresentação dos ensaios.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.