Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Filosofia
 
Domínio/Tema:

A necessidade de fundamentação da moral – análise comparativa de duas perspetivas filosóficas

Prova/Ano escolar:
Exame final nacional de Filosofia (714) | 1.ª Fase de 2017
Palavras-chave:
resolver problema; aplicar teoria ética; ética utilitarista de Mill
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto apresentando caso prático (situação hipotética)
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – analisar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
57%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Aplicar teorias éticas a problemas que requerem soluções éticas.

AE – Mobilizar os conhecimentos adquiridos para propor soluções para problemas éticos que possam surgir a partir da realidade.

Perfil dos Alunos – Linguagens e textos (utilizar de modo proficiente a língua materna); Informação e comunicação (mobilizar informação); Raciocínio e resolução de problemas (interpretar informação); Saber científico, técnico e tecnológico (mobilização da compreensão de fenómenos científicos).

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  1. Análise do problema do trolley a partir de um vídeo que o exemplifique.
  2. Apresentação em vídeo de variações do problema do trolley.
  3. Identificação das diferentes opiniões dos alunos perante o problema do trolley e as suas variações.
  4. Debate sobre se haverá justificações plausíveis para introduzir restrições deontológicas à maximização da felicidade.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.