Ano de escolaridade:
10.º ano
Disciplina/área curricular:
Filosofia
 
Domínio/Tema:

Racionalidade argumentativa da Filosofia – Aplicar o quadrado da oposição à negação de teses

Prova/Ano escolar:
Exame final nacional de Filosofia (714) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

lógica; negação; quadrado da oposição; proposições categóricas

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Sem suporte
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – Aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
45%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Negar corretamente proposições universais e particulares.

AE – Aplicar o quadrado da oposição à negação de teses.

PA – Raciocínio e resolução de problemas (interpretar informação); Saber científico, técnico e tecnológico (mobilizar noções técnicas, aplicando e relacionando conceitos de uma dada área do saber).

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Seleção da opção correta (Opção C).

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realizar exercícios de identificação das diferentes proposições categóricas (universais afirmativas, universais negativas, particulares afirmativas e particulares negativas). 

Realizar exercícios – de identificação e de reescrita – com a mesma proposição categórica expressa de maneiras diferentes (por exemplo: «Todas as maçãs são frutos»; «As maças são frutos»; «Qualquer maçã é um fruto»; «Não há maçãs que não sejam frutos»; etc.).

Explicar que a negação inverte o valor de verdade das proposições (por exemplo, se é verdadeiro que Portugal é uma república, é falso que Portugal não é uma república; se é falso que a Europa é uma ilha, é verdadeiro que a Europa não é uma ilha). Assim, caso duas proposições tenham o mesmo valor de verdade, não são a negação uma da outra.

Mostrar que a negação de uma proposição universal afirmativa - como sucede no item em análise - é uma proposição particular negativa (por exemplo, a negação de «Todos os atletas são velozes» é «Alguns atletas não são velozes»), pois só desse modo se assegura a inversão dos valores de verdade. Assim, «Nenhum atleta é veloz» não constitui uma negação de «Todos os atletas são velozes», pois ambas podem ser falsas.

Analisar o Quadrado da Oposição mostrando que a negação corresponde à relação de contraditoriedade (representada pelas linhas diagonais), ou seja, duas proposições categóricas são a negação uma da outra quando são contraditórias.

Realizar exercícios de negação de proposições categóricas (por vezes com a mesma proposição expressa de maneiras diferentes).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.