Ano de escolaridade:
10.º ano
Disciplina/área curricular:
Filosofia
 
Domínio/Tema:

Religião, razão e fé

Prova/Ano escolar:
Exame final nacional de Filosofia (714) | 1.ª Fase de 2025 - Versão 1
Palavras-chave:

explicar; justificar; problema do mal; conceção não-teísta de divindade

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Versão 1- item 13

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:

Afirmação em que são referidas religiões cujos deuses exemplificam uma conceção não-teísta de divindade

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 ( médio) – Explicar, justificar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos

Explicar o problema do mal como um problema de compatibilidade entre os atributos do Deus teísta e a existência de mal no mundo.

Justificar a compatibilidade da existência do mal com os atributos de deuses não-teístas.

Aplicar os conceitos de consistência e de contradição.

Relação com as AE e o PA

AE – Explicitar o conceito teísta de Deus. Analisar o problema do mal.

PA – Linguagens e textos (utilizar de modo proficiente a língua materna; dominar capacidades nucleares de expressão na modalidade escrita); Raciocínio e resolução de problemas (aplicar conceitos lógicos a informação).

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. Em cada nível de desempenho é descrito o modo como as competências requeridas pelo item são expressas.

  

 
 Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  1. Constituição de seis grupos de trabalho com tarefas complementares.
  2. Apresentação pelo grupo 1 das proposições relevantes para o problema lógico do mal.
  3. Clarificação pelo grupo 2 do problema lógico do mal.
  4. Apresentação pelo grupo 3 de episódios e processos naturais relevantes para o problema da evidência do mal.
  5. Clarificação pelo grupo 4 do problema da evidência do mal a partir da comparação entre o poder explicativo da hipótese teísta e o poder explicativo da hipótese da seleção natural.
  6. Leitura para toda a turma pelo grupo 5 de passagens da Ilíada em que são narradas situações em que deuses da mitologia grega exprimem sentimentos de ciúme e de ódio e desejos de vingança e de destruição.
  7. Avaliação pelo grupo 6 da relação entre a existência do mal e a existência dos deuses da mitologia grega.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.