Ano de escolaridade:
10.º ano
Disciplina/área curricular:
Física e Química A
 
Domínio/Tema:

Energia, fenómenos térmicos e radiação 

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
vaporização; variação de entalpia mássica de vaporização; conservação de energia
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

  

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – relacionar causas e efeitos
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
 44,3%
        Grau de dificuldade:
 
 Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Determinar a energia necessária à vaporização de um determinado        volume de água líquida.

Aprendizagens essenciais (11º ano – pág. 15 e 16):

- Explicar os fenómenos do dia a dia utilizando balanços energéticos.

- Aplicar, na resolução de problemas, de balanços energéticos, os conceitos de capacidade térmica mássica de transição de fase, descrevendo argumentos e raciocínios, explicando as soluções encontradas.

 

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (A, C e D):

- Linguagens e Textos

Utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados à matemática e ciência.

 - Raciocínio e resolução de problemas

Desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados.

 - Pensamento crítico e pensamento criativo

Pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação encontram-se organizados por etapas. Cada etapa identifica uma fase do processo de resolução e o grau de qualidade ou de rigor com que deve ser executada.

A classificação das respostas aos itens cujos critérios se apresentam organizados por etapas resulta da soma das pontuações atribuídas às etapas apresentadas e da aplicação dos critérios de desvalorização definidos por situações específicas.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

No final do subdomínio, Energia, fenómenos térmicos e radiação, o conceito-chave da energia e sua conservação deve ser explorado, na resolução de problemas de balanços energéticos (problem solving), como meio de consolidação de conhecimentos.

Na apresentação de situações problemáticas neste domínio, os alunos, em grupo ou individualmente, deverão:

A - Selecionar informação relevante a partir dos enunciados escritos e ilustrar um percurso possível de utilização da informação contida, de forma explícita ou implícita, nestes enunciados.

Assim as análises dos enunciados (pelo docente com o grupo-turma) devem incluir:

A.1 - Uma descrição básica com anotação e identificação de dados implícitos no problema, (por exemplo, no item a Tebulição da água era implicitamente de 100 º C); representação simbólica utilizando gráficos/ diagramas (por exemplo, recorrer à interpretação do gráfico da curva de aquecimento da água que inclua as mudanças de estado da substância); decomposição do problema em subtarefas sequenciais (separar a fase de aquecimento da substância da fase relativa à mudança de estado)

A.2 - Uma descrição teórica com a identificação das entidades relevantes no problema (no item a massa volúmica da água, a capacidade térmica mássica da água e a entalpia de vaporização) a descrição dos conceitos (aquecimento- seu significado, mudança de estado- significado de vaporização) e as relações analíticas entre as variáveis (no item,    e  ).

B- Mobilizar informações relevantes na construção das respostas para os problemas investigados e explicar ao grupo-turma a metodologia utilizada para resolver o problema.

Assim deve ocorrer a uma análise exploratória com identificação das características a que deve obedecer a solução do problema, nomeadamente as variações nos dados do mesmo (no item, a variação de temperatura, no aquecimento, não poderia apresentar valores negativos sob pena de existir diminuição da energia interna do sistema).

B.1- Elaboração de resoluções possíveis:

- Uma decomposição heurística dividindo o problema em subproblemas, (por exemplo, no item, separar o cálculo da energia necessária para elevar a temperatura da água de 18º C a 100º C, do cálculo da energia necessária à mudança de estado da água) e uma verificação dos constrangimentos ao estabelecer as relações a que têm de satisfazer os dados do problema (ou seja, por exemplo, no item,  para vaporizar a água do lago a energia necessária correspondia ao somatório de duas parcelas:).

B.2- Discussão de resoluções possíveis:

Uma solução será satisfatória se for:

- Coerente, ou seja, qualitativamente admissível e dentro da ordem de grandeza esperada. (no item, os dados expressos, implicavam conversões de unidades)

- Consistente, ou seja, concordante com as condições limitativas estabelecidas (ou seja, no item, o somatório de energias teria de apresentar um valor positivo uma vez que houve cedência de energia, sobre a forma de calor, ao sistema).

 

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.