Ano de escolaridade:
10.º ano
Disciplina/área curricular:
Física e Química A
 
Domínio/Tema:

Propriedades e transformações da matéria

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
polaridade; geometria
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

  

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - analisar; interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
 61,8%
        Grau de dificuldade:
 
 Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 Objetivo do Item:

  Prever a geometria e polaridade da molécula de metano.

Aprendizagens essenciais (10º ano – pág. 10):

  • Prever a geometria das moléculas com base na repulsão dos pares de eletrões da camada de valência e prever a polaridade de moléculas simples.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (A, C e D):

- Linguagens e Textos: Utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados....... à matemática e ciência;

- Raciocínio e resolução de problemas: Desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento;

- Pensamento crítico e pensamento criativo: Pensar de modo abrangente e com profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideia, argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada.

  

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Poder-se-á iniciar a abordagem à ligação covalente, recorrendo à realização de atividades experimentais que permitam a análise de algumas propriedades das substâncias para, a partir da observação/comparação do comportamento de diferentes materiais, compreender as interações entre átomos através de ligações entre eles.

A mobilização dos conhecimentos do 8.º (domínio Reações químicas) e 9.º anos (domínios Classificação dos materiais) permitirá o enquadramento das novas aprendizagens. Será por isso importante revisitar conceitos trabalhados anteriormente, tais como: substância elementar e composta; transformações físicas e químicas; regra do octeto; características e classificação das ligações covalentes.

O recurso à visualização do vídeo Covalent Bonding of Hydrogen, Oxygen & Nitrogen (FuseSchool): https://www.youtube.com/watch?v=0HfN3CvXP2M&list=PLW0gavSzhMlReKGMVfUt6YuNQsO0bqSMV&index=144 permitirá recordar as ligações covalentes simples, duplas e triplas através das moléculas de H2, O2 e N2, respetivamente.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.